Finanças e Gestão

Aplicativos de gestão: 8 apps que facilitam a rotina de quem gerencia um negócio

Criado em 30 de dez. de 2020

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

Os smartphones protagonizam o dia a dia de milhares de pessoas pelo mundo. Afinal, as rotinas, pessoal e profissional, estão cada vez mais informatizadas pelos aplicativos de gestão e de comunicação. Para empreendedores, por exemplo, esses softwares para celular são grandes aliados na hora de organizar as tarefas diárias, administrar as finanças e até relacionar com clientes.

Neste artigo, selecionamos 8 opções de aplicativos para empresas, disponíveis tanto para iOS quanto Android, que podem apoiar a sua gestão. Além de super úteis, os aplicativos exigem pouco investimento e podem ser ótimos instrumentos para o modelo de trabalho remoto. Então, anote as dicas!

1 – Slack 

Precisa de um app para facilitar a comunicação entre você e seus colaboradores? O Slack pode te ajudar! Com uma dinâmica parecida às reuniões de um escritório, no app é possível criar canais/salas para organizar conversas por equipes e projetos, por exemplo.

É uma excelente plataforma para enviar mensagens instantâneas ou realizar chamadas de vídeo e, também, para compartilhar arquivos com segurança. E tem mais: é possível integrar centenas de aplicativos de gestão no Slack para aprimorar o seu fluxo de trabalho.

Aplicativos de gestão: Slack

Download: Google Play | App Store

2 – Trello

O Trello é o app ideal se você busca uma ferramenta para organizar as ideias e tarefas da empresa! O app permite criar quadros, cartões e checklists em conjunto com os colaboradores para tornar a rotina de trabalho mais transparente e sistematizada. 

Você pode, por exemplo, criar um quadro para a sua equipe e dividi-lo em demandas gerais, projetos em execução e materiais finalizados ou para aprovação. Assim, fica mais fácil acompanhar o andamento das tarefas, visualizar entregas e manter a comunicação entre a equipe em dia. 

Download: Google Play | App Store

3 – Efí

Agora, se você está buscando uma Conta Digital gratuita para receber, pagar e acompanhar as finanças do seu negócio, o app Efí é para você!

Nele, é possível emitir boletos e gerar links de pagamento, criar assinaturas para recebimento recorrente, realizar transferências bancárias, enviar e receber dinheiro via Pix e, claro, fazer gestão de cobranças e de clientes. Tudo de forma econômica, segura e sem burocracia!

Quer mais motivos para baixar o app Efí? Nós te damos! Além de todas as funcionalidades que já te contamos, a Efí permite a personalização das cobranças e telas de pagamento, gera relatórios de cobranças e extrato financeiro para o empreendedor e disponibiliza um cartão pré-pago gratuito para facilitar a movimentação de saldo da conta.

Aplicativos de gestão: Efí

Download: Google Play | App Store

4 – Mobills 

Outra opção para a lista de aplicativos de gestão é o Mobills. Apesar de ser uma ferramenta mais indicada para gestão financeira pessoal, o Mobills pode ajudar bastante os MEI’s e pequenos empreendedores. 

Definir categoria de gastos, gerenciar despesas e controlar o orçamento são algumas das diversas possibilidades que o app oferece. Em uma única plataforma, é possível centralizar todos os cartões de créditos, acompanhar as faturas, criar alertas e evitar que as informações fiquem perdidas no meio de anotações. 

Além disso, o Mobills fornece gráficos e relatórios para que você possa acompanhar, de maneira mais eficiente, os seus ganhos e gastos. No app, também é possível estipular metas e objetivos para um planejamento a longo prazo. 

Download: Google Play | App Store

5 – Agendor 

Dentre os aplicativos de gestão comercial, temos o Agendor. Uma plataforma de CRM para organizar a sua rotina comercial, desde a prospecção de cliente até o fechamento da proposta. 

Em resumo, o app funciona como uma agenda inteligente, que centraliza e cruza todas as informações sobre os leads para guiar o time de vendas. Nele é possível cadastrar tarefas, acompanhar a jornada do cliente e acessar relatórios, métricas e KPIs de vendas. 

Aplicativos de gestão: Agendor

Download: Google Play | App Store

6 – SurveyMonkey

Se você precisa realizar pesquisas de mercado e de satisfação do cliente, por exemplo, indicamos o SurveyMonkey, um app bem interessante para gerar insights práticos e tomar decisões baseadas em dados.

A versão gratuita da plataforma oferece ferramentas para criar pesquisas quantitativas e qualitativas, além de alguns modelos prontos. Você pode coletar as respostas enviando o questionário via redes sociais, e-mail e mensagem de texto. Além disso, consegue acompanhar os resultados e gráficos em tempo real. 

Download: Google Play | App Store

7 – Constructive Feedback

Quer manter o feedback 360 em dia e a sua equipe sempre motivada? O app Constructive Feedback pode facilitar esse processo! 

No app é possível criar grupos, definir perguntas a serem respondidas e com que frequência o alerta de avaliação deve ser enviado aos membros da equipe. As avaliações são feitas de forma anônima e resultam em médias individuais e coletivas. 

Download: Google Play | App Store

8 – Oitchau 

Por fim, o último app que vamos indicar é o Oitchau, uma ferramenta bem funcional para acompanhar a jornada de trabalho dos colaboradores e reduzir os gastos com processamento de folha de pagamento e hora extra.

Para usar o Oitchau, basta criar o perfil da sua empresa e convidar a equipe para participar. Na plataforma, é possível definir a jornada de trabalho, limites para atrasos e hora extra. Também é possível enviar e aprovar pedidos de férias e ausência. E o melhor: tudo de acordo com as Portarias 1510 e 373 do Ministérios do Trabalho e Emprego!

Download: Google Play | App Store

Leia também: Top 6 podcasts sobre empreendedorismo e negócios que todo gestor deve acompanhar

Então, gostou das dicas? Com essa lista de aplicativos de gestão, temos certeza de que você vai criar uma rotina mais disciplinada e produtiva para os negócios. Baixe, experimente e conte pra gente o que achou! Ah, e não deixe de compartilhar essas dicas com outros empreendedores, combinado? Até a próxima! 

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.