APIs e integrações

API Pix: o que é, para que serve e por que integrar com a Efí (antiga Gerencianet)

Criado em 11 de fev. de 2021

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

API Pix é uma interface de programação de aplicações, padronizada pelo Banco Central do Brasil, que permite a integração das operações das empresas com as soluções Pix do PSP (Provedor de Serviço de Pagamento). Por meio dessa API, é possível automatizar a criação de cobrança, verificar o recebimento de Pix, fazer consultas e devoluções.

Antes mesmo do lançamento do Pix, em novembro de 2020, o Banco Central (BC) havia disponibilizado uma funcionalidade que facilita a emissão e gestão de cobranças: a API Pix.

Essa solução é pensada para e-commerce, médias e grandes empresas que possuem um alto volume de requisições e precisam automatizar o processo.

A Efí, participante direta do SPI (Sistema de Pagamentos Instantâneos), desenvolveu sua API Pix atendendo o padrão do Banco Central. Nossa API está pronta, homologada e disponível para integração com as soluções de qualquer empresa. Então, confira tudo sobre o assunto e saiba como integrar!

?    A Gerencianet agora é Efí    ?

Nossos mais de 370 mil clientes, hoje, precisam de nós para além de gerenciar recebimentos. Por isso, a Gerencianet evoluiu e passa a se chamar Efí! Um novo nome que abraça o que já estamos construindo: uma Conta Digital completa para pessoas e empresas terem o controle das suas finanças sem complexidade e usarem o tempo de forma útil para o que realmente importa. Conte com a gente!

O que é API Pix?

Primeiramente, a sigla API se refere a Application Programming Interface — ou Interface de Programação de Aplicação, em português.

Em resumo, a API é um conjunto de instruções e padrões de programação que forma uma interface de acesso a um software online. Essa é uma maneira de integrar dois softwares, permitindo a “comunicação” entre eles e, consequentemente, a entrega de informações e serviços que possam ser usados pelo outro.

Igualmente, a API Pix é uma solução que possibilita a integração de instituições financeiras e de pagamento a diversos modelos de negócio.

O Banco Central determina que os PSPs sigam o padrão estabelecido pelo órgão no desenvolvimento da API Pix.

Sem esse padrão, estabelecimentos comerciais e empresas, ao mudar de conta, precisariam reconfigurar seus sistemas para APIs diferentes. O empresário poderia ficar “travado” em uma instituição devido aos custos da mudança, por exemplo.

Dessa forma, a API Pix padronizada possibilita a integração com soluções de automação, fomenta a concorrência e concede custos menores aos usuários finais.

Para que serve a API Pix?

A principal função da API Pix é a geração de QR Code dinâmico — um código tridimensional gerado a cada transação. O QR Code dinâmico possui informações mais detalhadas sobre a operação, facilitando, assim, a conciliação e a automação comercial.

Além disso, a API Pix permite a criação e gestão de cobranças, verificação da liquidação (consulta de status); bem como a realização de estorno de um pagamento. Pela API Pix Efí, ainda é possível fazer envio direto de Pix para chaves cadastradas em outros PSPs. Tudo isso controlado pelo SPI do Banco Central.

? O mais você pode fazer na API Pix Efí (antiga Gerencianet):

  • Emitir Pix CobV: o Pix Cobrança com data de vencimento (Pix CobV) permite que você configure juros e multas para pagamentos atrasados e descontos para pagamentos antecipados — como em um boleto. 
  • Gerar extrato de conciliação do Pix: o extrato de conciliação bancária do Pix é outra ferramenta da Efí. Com esse endpoint, sua empresa pode comparar o extrato, de forma sistêmica, com o seu controle interno. 

Para quais tipos de negócio a API Pix Efí é indicada?

Na imagem: ícones que ilustram o varejo físico, grandes empresas e ecommerces; tipos de negócio que podem integrar com a API Pix da Efí

A API Pix é indicada para e-commerce, médios e grandes negócios que possuem um alto volume de requisições. Isto é, empresas que precisam automatizar a geração de cobranças Pix.

Manual do Pix para Negócios

E-commerce

Assim como o cartão de crédito e boleto, o Pix é mais um meio de pagamento disponível para compras online. Portanto, basta o usuário escolher pagar com Pix ao invés das outras formas de pagamento.

Ao ter a API Pix integrada ao e-commerce, há a possibilidade de gerar QR Codes dinâmicos a cada transação, com valores personalizados. Assim, o pagamento é processado em segundos e a compra é confirmada no mesmo instante.

Médios e grandes negócios

De acordo com Danilo Oliveira, diretor de projetos na Efí, qualquer tipo de empresa que precisa fazer recebimentos em alta escala, pode utilizar a API Pix. Ou seja, o Pix atende a diversos modelos de negócios, dos mais conservadores aos mais inovadores.

Igualmente, é possível incluir, aqui, fintechs, startups e demais plataformas e aplicativos que desejam aderir ao Pix, sem passar por toda a etapa cadastral no Banco Central.

+ Como a Clicksign usou a API Pix Efí para se tornar pioneira em autenticação de documentos via Pix

Varejo físico

As vendas no varejo físico são mais pessoais — necessitam de interações humanas — e rápidas. Ou seja, o cliente escolhe o pedido, efetua o pagamento e sai com a compra em mãos.

Neste cenário, a API Pix é uma solução bastante útil. Afinal, é possível gerar rapidamente um QR Code personalizado para cada compra. 

O Pix tem liquidação em tempo real e o dinheiro vai para a conta instantaneamente — o que não acontece com o cartão de crédito, por exemplo. Além disso, por não possuir intermediários, os custos operacionais são menores.

O varejista obtém, também, a confirmação do pagamento na hora, garantindo que o pagamento foi mesmo realizado. Sem a API, o varejista poderia ficar exposto a fraudes, tendo que confiar na tela de confirmação do aplicativo do cliente pagador, por exemplo.

A tendência é que a digitalização dos meios de pagamento, como o Pix, substituirá o uso de dinheiro em espécie. Isso é uma vantagem para o varejo, uma vez que reduz a necessidade de transacionar dinheiro físico no caixa e aumenta a segurança do estabelecimento.

Portanto, por essas e outras, as vendas no varejo se tornam mais práticas e seguras com a API Pix.

Você pode se interessar por: Pix  no varejo: 6 vantagens do Pix para o varejo físico e online

Quais as diferenças entre a API Pix e o Pix no app Efí?

Existem duas possibilidades para quem utiliza o Pix com a Efí: a API Pix e o Pix no aplicativo da Conta Digital para negócios.

Para que você entenda, com facilidade, quais são as principais diferenças entre as duas opções, selecionamos alguns tópicos no quadro abaixo:

Integração via API PixUso no aplicativo Efí
Criação e envio da cobrançaAutomáticaManual
IndicaçãoIdeal para e-commerce e médios e grandes negócios.Ideal para autônomos, MEIs e pequenos empreendedores.
Tipo de QR CodeQR Code Dinâmico — QR Code com informações detalhadas para conciliação e automação comercial; valor específico para cada transação.QR Code Estático — QR Code para transações simples; valor fixo para uso em diversas transações; inserção do valor pelo pagador.
Valor por transação1,19% do valor recebidoAté 30 recebimentos grátis por mês
Disponibilização do saldoImediatoImediato

Ademais, por meio da API Pix da Efí, o usuário tem acesso a vários webservices que podem ser consumidos — diferente do que acontece no app. Por exemplo, alterar dados de uma cobrança gerada anteriormente, associar uma chave ao webhook, dentre outros.

Por que integrar com a API Pix da Efí?

Primeiramente, a Efí nasceu com o nome Gerencianet, que você já devia conhecer, e passou por uma evolução de marca em 2023. Somos uma Instituição de Pagamento autorizada pelo Banco Central, participamos ativamente do grupo de trabalho responsável pela concepção do Pix e somos participante direta do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI).

Nascemos em 2007 com um objetivo bem claro: descomplicar a gestão de cobranças e recebimentos de pessoas físicas e empresas. E a API Pix é mais um passo nessa direção.

São 15 anos de experiência no setor de pagamentos e em APIs de recebimento — consolidada com as APIs de boleto, cartão e assinaturas.

A API Pix da Efí é moderna, robusta e equipada com todas as funcionalidades. Segue, criteriosamente, as padronizações definidas pelo Banco Central. Só em 2022, foram contabilizados mais de 2 bilhões de requisições aos nossos endpoints.  

Nossa API é sólida e homologada pelo Banco Central. Possui fácil integração, documentação bem elaborada e está disponível em todas as linguagens de programação.

Além disso, temos uma equipe de especialistas no Discord para auxiliar você em todo o processo de integração, de segunda a segunda. Atualmente, são +4000 usuários engajados que trocam, por lá, experiências diariamente.

Nossa eficiência nos serviços ofertados vem sendo reconhecida pelos usuários e comprovada pelo próprio Banco Central. A Efí é nota A (nota máxima) no relatório de Índice de Qualidade de Serviço (IQS) publicado pelo BC.

Para se inspirar: Como a RedeSoft utilizou a API Pix da Efí em seu sistema PDV para levar o Pix a +70 postos de combustíveis

Qual o custo do Pix via API na Efí?

O Banco Central desenvolveu o Pix com o intuito de que ele seja gratuito para pessoa física e mais barato para empresas. Inclusive, as instituições financeiras e de pagamento podem definir o próprio modelo de tarifação a um custo baixo para os usuários.

A Efí sempre presou por ser justa e transparente em suas tarifas. Por isso, assim que a nossa API foi lançada, disponibilizamos as tarifas referentes às transações:

  • Pix recebido 1,19% do valor da transação.

Em nosso site, é possível fazer uma simulação gratuita para saber o custo Pix exato de cada transação pela API Efí.

Confira aqui as tarifas da API Pix

Como integrar suas operações à API Pix Efí?

Por fim, a Efí disponibilizou, de forma pública, a documentação de sua API Pix. Nessa documentação você tem acesso a referência técnica de como integrar e usar todos os serviços disponíveis na nossa API.

Conheça a API Pix da Efí

Então, se você viu a documentação e está pronto para integrar a sua plataforma à API Pix da Efí, entre em contato conosco! Nossa equipe de especialistas está à disposição para conversar sobre o seu projeto e dar o suporte necessário para que a integração seja um sucesso. 

Conte com a gente! ?

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.