APIs e integrações

O que é uma API de pagamento, para que serve e como usar

Criado em 13 de nov. de 2017

(Atualizado em 4 de abr. de 2024)

O e-commerce se desenvolveu muito nos últimos anos e continua crescendo a passos largos. Porém, mesmo com todo esse desenvolvimento, muitas empresas ainda realizam a rotina de pagamentos de maneira manual — principalmente as que envolvem pequenos e médios negócios. Assim, neste cenário, uma API de pagamento pode ser uma boa saída para otimizar esse processo. Além de facilitar o dia a dia de uma empresa, implementar a rotina de pagamentos por meio de uma API também pode ser uma vantagem perante a concorrência.

Então vamos mostrar nesse post o que é, como utilizar e quais as vantagens dessa solução no seu negócio. Acompanhe a leitura e saiba mais.

O que é API de pagamento?

Antes de falarmos sobre a utilização e vantagens de uma API, temos de entender o que ela é. A sigla API se refere ao termo estrangeiro Application Programing Interface. Ela define um conjunto de instruções e padrões de programação que formam uma interface de acesso a um aplicativo online.

Por meio da API é possível que duas aplicações distintas possam “conversar”, trocando informações para um fim específico. No caso de uma API de pagamentos, esse fim é a realização do pagamento em si. Ou seja, automatizar tarefas que antes eram realizadas por funcionários.

VEJA TAMBÉM: Efí, participante direto do SPI, lança sua API Pix

Como utilizar uma API?

Não só o e-commerce pode tirar proveito de uma API de pagamentos, mas também qualquer sistema que necessite implementar rotinas para recebimentos de valores.

Para utilizar uma API, deve-se ter acesso aos padrões de programação liberados pela empresa responsável por criá-la. Com essas instruções, será preciso desenvolver apenas um processo de integração. Portanto, geralmente, isso é simples de ser feito e conta com o suporte direto da empresa gerenciadora de pagamentos.

Quais são os benefícios?

A utilização de uma API automatiza e simplifica processos corporativos e pode trazer uma série de benefícios para o seu negócio. Conheça algumas dessas vantagens e entenda melhor do que se trata.

Otimiza tarefas

Utilizar uma API de pagamento para realizar suas cobranças otimiza essas tarefas por meio da automatização. Uma vez que seus colaboradores não estarão mais envolvidos nas tarefas de cobrança, haverá mais tempo disponível para outras rotinas do negócio.

Diminui erros

Com menos interações humanas com as tarefas de cobrança, os erros tendem a diminuir. Esse fator, traz assim, uma maior produtividade e economia de recursos com resolução de problemas.

Agrega valor

Trazer várias formas de pagamento ao consumidor agrega uma sensação de valor, já que ele se sentirá muito mais confortável ao escolher a melhor forma para pagar. Dessa forma, o cliente pode realizar o pagamento, por exemplo, com boleto ou cartão de crédito. Ter essas opções também contribuirá para sua estratégia de fidelização dos clientes.

VEJA TAMBÉM: Boleto Efí: agora a especialista tem autonomia para operacionalizar seus próprios boletos

Reduz custos

Desenvolver uma plataforma de pagamentos é uma atividade complexa que demanda muito tempo e recursos financeiros e humanos.

Utilizar uma API é uma maneira de contar com as vantagens de um pagamento automatizado sem a necessidade de grandes investimentos. Portanto, como já foi dito, será preciso apenas o desenvolvimento da integração. Esse é um processo rápido e simples de ser feito.

A Efí conta com soluções que podem ajudar sua empresa a se diferenciar no mercado. Temos formas de pagamento adequadas ao seu cliente, como boleto e carnê, cartão de crédito e o Pix, novo meio de pagamento instantâneo do Banco Central.

A API Pix da Efí possui um escopo amplo, agregando todas as funcionalidades necessárias, como criação de cobrança, verificação de Pix recebidos, devolução e conciliação. Além disso, nossa API segue a padronização do Banco Central. A API Pix da Efí, já homologada pelo BC, está pronta e disponível para integração em todas as linguagens.

Além disso, fazemos a integração do seu site ou sistema com a API, permitindo que a quitação de pagamentos seja feita sem que o consumidor saia do seu site.

Conheça a API Pix da Efí

Então, para conhecer melhor o que temos a oferecer, entre em contato conosco e nos deixe ajudar sua empresa a crescer cada vez mais.

Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.