Segurança digital

Ferramenta antifraude: como o Autenticador Efí protege a sua Conta Digital?

Criado em 26 de jan. de 2022

(Atualizado em 10 de jul. de 2023)

Com tantas notícias de golpes virtuais circulando por aí, fica difícil não se preocupar com a segurança do seu dinheiro, não é? Ainda bem que na Efí você está protegido. Todas as suas transações são analisadas pela tecnologia antifraude e blindadas por uma camada extra de segurança desenvolvida por nossos especialistas — o Autenticador Efí.

O fato é que com o surgimento de novas tecnologias, os golpes virtuais também ficaram mais sofisticados. Um estudo da Febraban revelou que os ataques de engenharia social aumentaram 165% no primeiro semestre de 2021, em comparação com os seis meses anteriores.

Ainda segundo a Febraban, durante o período de pandemia, houve um aumento de 44% em golpes que usam bancos ou instituições financeiras. Esses números só comprovam que todo cuidado é pouco!

Por isso, escolher Contas Digitais que investem em ferramentas que protegem o seu dinheiro é uma forma de impedir que essas fraudes aconteçam. Neste artigo, conheça o Autenticador Efí e entenda como ele protege a sua conta!

O que é o Autenticador Efí? 

O Autenticador é uma ferramenta antifraude desenvolvida pela Efí. Ele garante que as movimentações financeiras da sua conta só sejam permitidas se feitas com a autorização do dispositivo seguro — ou seja, seu smartphone. Assim, ninguém além de você pode fazer operações na conta.

Veja também: Usuários secundários terão que configurar o dispositivo seguro?

Com esse recurso, todos os pagamentos, recargas de cartão pré-pago, alterações de cadastro e transferências passam a ser autenticadas.

Em outras palavras, para concluir uma transação, você deve passar por duas etapas:

  • confirmação do usuário por meio do seu aparelho celular;
  • e assinatura eletrônica. 

Em resumo, essa é uma forma de dificultar a ação de cibercriminosos e manter os seus dados bancários sempre protegidos.

Você sabia? ?

Desde que o Autenticador Efí foi lançado, não detectamos mais casos de transferências desconhecidas na Conta Digital, que são resultado de ataques de engenharia social. Isso prova que a ferramenta é bastante eficiente!

“Um grande diferencial da Efí é que a segurança é alta. O cliente somente consegue movimentar valores com a presença do celular único. A Efí, além de seguir a todas as regulamentações, que determinam diminuição de limites na parte noturna, trabalha o limite de utilização cliente a cliente, de acordo com a necessidade de cada um.”                                       

Marcos Nicolau, diretor Antifraude na Efí

Leia também: Sistema antifraude Efí: entenda como funciona agora mesmo

Como usar o Autenticador Efí? 

Não tem segredo! Essa ferramenta antifraude, assim como todas as outras, já vem embutida na conta de forma gratuita. Ou seja, na Efí, você deixa o seu dinheiro protegido de golpes virtuais sem precisar pagar nada a mais por isso.

Veja como usar o Autenticador em operações pelo celular e pelo computador!

Transações pelo aplicativo para celular

Pelo app mobile, a transação será validada de forma automática pelo Autenticador Efí. Ou seja, basta inserir sua assinatura eletrônica para que a transação seja concluída.

Transações pela plataforma web

Pelo computador, o processo muda um pouquinho. Você deverá usar o smartphone cadastrado (que chamamos de dispositivo seguro) para autorizar a ação.

É bem simples. Para concluir uma operação, será solicitada a leitura de um QR Code, único e temporário. Veja um exemplo:

Exemplo de operação que solicita a leitura de QR Code com o dispositivo seguro.

Para escaneá-lo, basta acessar a sua Conta Digital por meio do app mobile, tocar em Autenticador Efí e apontar a câmera para o QR Code na tela do seu computador.

Após essa etapa, leia as informações relacionadas à transação (que aparecem na tela do seu celular). Caso estejam corretas, insira sua Assinatura Eletrônica para autenticar a transação. Assim que a autenticação for feita, a operação será validada e realizada com sucesso!

Boas práticas para não cair em golpes

O processo de análise antifraude da Efí é feito por um sistema moderno e robusto e reforçado pelo acompanhamento de uma equipe especializada.

Mesmo assim, é importante redobrar os seus cuidados para não compartilhar seus dados pessoais por engano. Com essas duas pontas trabalhando juntas, seu dinheiro fica mais seguro.

Para te ajudar, separamos algumas dicas para não cair em golpes virtuais. Veja só!

  • Sempre desconfie de mensagens alarmantes enviadas por e-mail, SMS, WhatsApp ou Instagram: empresas confiáveis nunca solicitam informações pessoais ou detalhes da conta por meio desses canais. Por isso, não compartilhe dados e nem clique em anexos ou links suspeitos — eles podem estar infectados com malware, um software malicioso. Na dúvida, entre em contato com a gente. 
  • Confira se você está acessando o site correto: muitos golpistas criam cópias idênticas ao site original para confundir o usuário. Por isso, para acessar a sua conta, digite a URL (gerencianet.com.br) no navegador ao invés de pesquisar no buscador do Google. Também veja se o prefixo “https” do site possui o “s” — isso quer dizer que você está seguro naquele ambiente.
  • Instale um software de segurança no seu computador: use um bom antivírus e antispam. Essas ferramentas vão complementar o seu bom-senso. Além disso, faça varreduras com frequência para garantir a proteção do seu aparelho.
  • Gerencie suas senhas em um local seguro: nada de anotar a senha no bloquinho de notas do celular ou em um pedaço de papel, hein? Como alternativa, utilize gerenciadores de senhas seguros, por exemplo: o 1Password — disponível para Android e iOS.

+ Segurança digital: aprenda a se proteger de golpes financeiros — guia completo

Viu só? Na Efí, você tem a comodidade de cuidar das finanças, de onde estiver, com total segurança. Se ainda não é um cliente, abra agora mesmo sua Conta Digital!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.