Abra sua conta grátis Carregando

Faça um planejamento financeiro campeão para a sua empresa!

Publicado em 18 de novembro de 2014 (atualizado em 14 de fevereiro de 2019)
Planejamento financeiro campeão

Ajuda técnica especializada

Ainda que você não possua capital humano especializado dentro da equipe de funcionários da empresa, é possível encontrar prestadoras de serviço de consultoria para realizar eficientemente essa tarefa. Um contador analisa as contas de sua empresa e controla o patrimônio (capital fixo). Além disso, a prestadora de serviços controla a folha de pagamento de seus empregados.

Esses profissionais verificam a situação contábil e financeira da empresa. Então, passam a ajudar na elaboração de planejamentos orçamentários. Além disso, formulam sugestões de mudanças em procedimentos internos, objetivando o aumento dos lucros da empresa.

Auxílio da tecnologia

Softwares financeiros e outras ferramentas de informática — até mesmo o Excel — podem ajudar bastante os empreendedores na efetivação do planejamento financeiro. Primeiramente, dados sobre o controle de caixa e sobre o estoque, necessários para analisar a situação geral da empresa, são importados. Em um segundo momento, é necessário visualizar os objetivos e as metas para os meses seguintes. A partir da resposta a esses questionamentos, traça-se um plano estratégico específico, com informações relativas ao contingenciamento de verbas. Além disso, verifica possibilidade de contratações, cortes em setores improdutivos e de investimentos em máquinas e equipamentos, por exemplo.

Atenção à execução

Um bom planejamento financeiro deve ser acompanhado de métodos e procedimentos de execução adequados à realidade da empresa. Afinal, de nada adianta elaborar um plano que não tenha efetivas condições de ser implementado, por falta de recursos ou de capacitação técnica.

Para o sucesso do planejamento financeiro, convoque reuniões frequentes com os diversos setores da empresa. Dessa forma, você vai explicar os passos e procedimentos para se atingir as metas estabelecidas e esclarecer possíveis dúvidas sobre a finalidade dos cortes orçamentários e a necessidade das relocações de recursos, por exemplo. Ao integrar as diferentes equipes da empresa acerca desse tipo de detalhe, o plano financeiro terá maiores chances de sucesso quando for executado.

Cumprimento do planejamento

Cumprir rigorosamente o que foi proposto no planejamento financeiro é fundamental! Assim, sua empresa atinge os objetivos e as metas pretendidas de maneira eficaz. Logicamente, esse planejamento deve estar sob constante revisão, sujeito às transformações do mercado econômico e do setor em que sua empresa atua.

Por exemplo, o dólar americano aumenta muito e sua empresa depende de componentes importados para prestar seus serviços ou produzir suas mercadorias. Então, quais medidas serão tomadas para cumprir o planejamento à risca? A melhor opção seria uma revisão das escolhas de matéria-prima. Ou até mesmo uma revisão dos preços finais, para que não haja prejuízo.

E então, pronto para começar seu planejamento financeiro do ano que vem? Ficou ainda alguma dúvida? Comente nas nossas redes sociais e compartilhe suas impressões e experiências conosco Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Como otimizar sua gestão financeira com a Gerencianet 

Categoria

Gerencianet

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.