Marketing e Vendas

Venda de cosméticos: saiba como alavancar seu negócio

Criado em 21 de jul. de 2015

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Ser um revendedor ou uma revendedora de cosméticos é uma boa opção para quem deseja trabalhar por conta própria ou para quem quer aumentar a renda familiar. Além de possuir um baixo investimento inicial, ou, em alguns casos, nenhum gasto, ser um revendedor permite que você escolha o horário de trabalho, podendo aproveitar qualquer tempo vago durante o dia.

Se você quer investir no negócio ou aumentar as suas vendas, confira as dicas que preparamos para ter sucesso no ramo:

Divulgue seu negócio

Assim que se tornar uma revendedora, comece a divulgar a novidade para seus círculos de conhecidos. Além disso, é importante estar sempre com o catálogo de produtos em mãos para aproveitar qualquer oportunidade de negócio: seja no salão de belezas, na reunião de pais da escola do filho, na academia. Qualquer atividade pode ser convertida em novas vendas e novos clientes. E o mais importante, não deixe a timidez se tornar um empecilho para seu sucesso.

Outra boa opção é marcar uma reunião com os amigos para mostrar o catálogo. Assim, faça demonstração dos produtos, mostrando todas as vantagens deles. Para isso, é importante já conhecer bem as características dos cosméticos e ter algumas unidades abertas disponíveis para teste. Investir em um curso de maquiagens para saber dar dicas é um diferencial!

Mantenha um cadastro de clientes

Anote os dados de contato e preferência de todas as pessoas que compararem com você. Assim, você cativa e conhece o gosto de cada cliente. Dessa maneira, você pode avisar quando o produto que ele gosta está na promoção ou quando tiver alguma novidade que possa agradá-lo. Fidelizar clientes é uma das táticas mais adequadas para aumentar as vendas e, consequentemente, o faturamento.

Varie os produtos oferecidos

Oferecer opções de mais de um fornecedor de cosméticos é uma boa oportunidade de aumentar a cartela de clientes, afinal cada pessoa tem uma preferência. Com o tempo, você pode também começar a vender outros tipos de produtos que possuem relação com o perfil dos clientes, como roupas, bijuterias, acessórios, entre outros, e realizar a venda cruzada. Dessa forma, quem for comprar um perfume, por exemplo, pode acabar saindo com mais produtos na sacola.

Tenha produtos em estoque

A maioria dos revendedores de cosméticos não possuem estoque. Assim, os clientes precisam esperar um certo tempo até que a encomenda chegue. Uma forma de se diferenciar e aumentar a clientela é fazer um levantamento dos produtos mais vendidos e comprar uma quantidade extra para deixar disponível para as vendas imediatas. Afinal, quem nunca precisou comprar um presente de última hora? Ou não percebeu que aquele creme ou perfume de uso diário estava no fim?

As vendas de última hora podem ser ainda maiores nos finais de semana e feriados, quando o comércio não funciona. Por isso, se mostre disponível para atender as pessoas também nesses dias. Isso pode significar um considerável aumento no seu faturamento. E não se esqueça de ter disponível também embalagem de presentes!

Oferecer opções de pagamento

Não é novidade que oferecer parcelamento é uma forma de aumentar o número de vendas. Porém, às vezes, é difícil assumir esse custo. Por isso, uma opção é utilizar um meio de pagamento, como a Efí, que vai permitir que você ofereça parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito e receba o valor integral. Além disso, você poderá mandar a cobrança por e-mail para seu cliente.

Outra opção é fazer consórcios, em que o cliente paga uma quantia por mês e no final do prazo estipulado pode resgatar o valor investido em produtos. Para isso, você pode usar a ferramenta de boletos, carnês ou assinaturas.

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