Adquirente e subadquirente: como escolher o melhor meio de pagamento?

17/10/2018
Organizar e gerenciar uma plataforma de negócio online requer uma série de decisões e planejamentos, desde o layout do site até a logística para a prestação dos serviços. Nesse contexto, uma das questões mais importantes é a escolha do meio de pagamento utilizado. Afinal, qual é melhor entre adquirente e subadquirente?
Para definir de forma segura e consciente, é preciso saber como cada um deles funciona e quais são as suas vantagens e desvantagens. Então, para ajudar você, é justamente disso que trataremos neste post.
Continue lendo e entenda as principais características dos meios de pagamento adquirente e subadquirente para definir qual é a melhor opção para o seu negócio online!
Quais são as diferenças entre o pagamento adquirente e subadquirente?
Os pagamentos adquirentes são feitos pelas operadoras de cartão, que processam as transações efetuadas por meio de débito ou crédito e liquidam o valor da venda para você, com o desconto de uma taxa pelo serviço.
Nessa modalidade, as operadoras são responsáveis pela comunicação direta com as bandeiras de cada cartão, bem como os seus bancos emissores. Elas repassam o valor da compra para você em até 30 dias. Dependendo do seu contrato com a empresa, os pagamentos parcelados são recebidos de modo direto ou de acordo com cada parcela.
Por sua vez, os pagamentos subadquirentes estão relacionados às intermediadoras de pagamento. Ou seja, elas organizam todo o processo de venda e liquidação para, depois, repassar o valor à sua empresa, servindo de conexão entre você, seu cliente e os adquirentes (como Cielo e Rede).
Quais são as vantagens e desvantagens de cada um?
Pagamento adquirente
Uma das maiores vantagens do meio adquirente é que ele proporciona um checkout transparente e seguro, que acontece dentro do ambiente do seu negócio online.
Por outro lado, além da tarifa pelo serviço — que é descontada de cada pagamento processado — as operadoras de cartão também cobram pela contratação de serviços adicionais, como proteção antifraude e emissão de boleto bancário.
Pagamento subadquirente
A inclusão integral desses serviços é um dos benefícios do pagamento subadquirente, que substitui gateways, bancos, conciliação bancária e sistemas antifraude. Com ele, você paga uma tarifa percentual e, dependendo do tipo de contratação, um valor fixo a cada transação efetuada.
Outra vantagem é que esse método é de fácil integração, caso haja a necessidade de usá-lo ao lado de outros sistemas do seu negócio online.
Além disso, o subadquirente não fica atrás no quesito conversão. Isso acontece porque a ferramenta de checkout transparante, disponibilizada por alguns intermediadores, como a Gerencianet, elimina a necessidade de que seu cliente seja levado para outro ambiente para quitar a sua compra. Dessa forma, você aumenta as suas taxas de conversão.
Como escolher o melhor para o seu negócio online?
Considerando suas peculiaridades, fica claro que o os modelos adquirente e subadquirente apresentam tanto benefícios quanto desvantagens. Sendo assim, não existe uma escolha certa ou errada, e sim aquela que melhor se encaixa no seu negócio.
Vejamos, então, o que você deve levar em consideração para escolher o melhor método!
Tipos de serviços
O fato de o pagamento adquirente cobrar um adicional para a emissão de boleto não será uma desvantagem se o seu negócio não utilizar boletos. No entanto, é sempre importante oferecer mais de uma opção de pagamento ao seu cliente.
Sendo assim, analisar o que você vende e os serviços ofertados pelas operadoras, bem como cada um se relaciona com o outro, vai ajudá-lo a escolher o modelo mais alinhado às suas reais necessidades.
Taxas de pagamento
O custo-benefício e o orçamento da sua empresa também devem ser considerados nessa decisão. Enquanto o modelo adquirente cobra separadamente por serviços adicionais, o subadquirente inclui várias funcionalidades.
Perfil do cliente
A experiência do cliente é importantíssima, então, considere suas preferências. Seu consumidor prefere pagar por boleto? Descubra o que ele prefere e como se comporta quando faz uma transação online!
Enfim, agora que você já conhece como funcionam os pagamentos adquirente e subadquirente, está apto a escolher a melhor opção para o seu negócio online. Não tenha dúvidas: acertando nessa decisão, s sua empresa vai cada vez mais longe!
E aí, gostou deste post? Então aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais, para que os seus seguidores também fiquem por dentro do assunto!