Cultura & Carreira

Quer trabalhar na Efí (antiga Gerencianet)? Veja 6 dicas de nossos recrutadores

Criado em 27 de out. de 2020

(Atualizado em 4 de jul. de 2023)

A Efí nasceu em 2007, com o nome Gerencianet, com a missão de facilitar o acesso a serviços financeiros, com tecnologia, simplicidade e segurança, para as pessoas que empreendem. De lá para cá, crescemos muito até nos tornarmos, hoje, uma Conta Digital para pessoas físicas e jurídicas, com soluções completas de cobrança. Isso só foi possível porque sempre tivemos, ao nosso lado, talentos dispostos a fazer algo realmente grande.

Hoje somos mais de 300 pessoas trabalhando juntas — algumas em nossos escritórios de São Paulo, Ouro Preto e Recife, outras em home office por todo o Brasil — com o objetivo de gerar mais praticidade, agilidade e economia para nossos mais de 370 mil clientes cadastrados.

Levamos nosso propósito tão a sério que, com frequência, buscamos os melhores talentos para compor nosso time. Por isso, pedimos que nossos recrutadores explicassem um pouco o que é esperado de um candidato que queira trabalhar na Efí.

?    A Gerencianet agora é Efí    ?

Nossos mais de 370 mil clientes, hoje, precisam de nós para além de gerenciar recebimentos. Por isso, a Gerencianet evoluiu e passa a se chamar Efí! Um novo nome que abraça o que já estamos construindo: uma Conta Digital completa para pessoas e empresas terem o controle das suas finanças sem complexidade e usarem o tempo de forma útil para o que realmente importa. Conte com a gente!

1. Pesquise sobre a Efí (ou Gerencianet, nosso antigo nome)

Pode parecer óbvio, mas é muito real: o primeiro passo para quem deseja trabalhar na Efí é conhecer nossa história! 

Por isso, antes da entrevista, pesquise sobre a gente, sobre nossa cultura e o que fizemos nesses 15 anos. Entenda nosso ramo de atuação e posicionamento no mercado, os produtos que oferecemos e muito mais.

Inclusive, você pode começar por aqui:

2. Conheça nossos valores

Conhecer os valores que cultivamos é uma das maneiras de entender como trabalhamos, em que acreditamos e como você pode contribuir com o nosso propósito.

Uma dica é ler o que nossos colaboradores falam sobre a gente, na nossa página de Carreiras, nas redes sociais e no Glassdoor, para perceber se os nossos valores são compatíveis com os seus e com o que você está em busca. 

Para começar, os valores da Efí (antiga Gerencianet) são:

  • Pessoas em 1ª lugar

Porque os nossos clientes e os nossos colaboradores estão no centro de tudo que fazemos.

  • Honestidade

Para agir com responsabilidade e transparência.

  • Sustentabilidade

Para um sistema sustentável e perene que impacte o mundo de forma positiva.

  • Coragem

Para acreditar, transformar, ir além do óbvio e inovar.

  • Simplicidade

Nas nossas relações, nos serviços que oferecemos e nos nossos processos de trabalho.

3. Atente-se à vaga

Quando abrimos uma vaga na Efí, o time para o qual o candidato será designado e os nossos recrutadores escrevem, juntos, uma descrição detalhada da posição, considerando as habilidades necessárias para o cargo. 

Portanto, antes de se candidatar, avalie com atenção quais são os requisitos necessários, as responsabilidades e os conhecimentos desejados, além das demais informações. 

“Com base nisso, será possível entender se a vaga se encaixa no seu perfil, se os requisitos batem com sua experiência e se é mesmo aquilo que você busca no momento”.

Glícia Braga, Gerente de Recursos Humanos na Efí.

Além disso, verifique se você realmente se cadastrou para a vaga que deseja. Uma maneira de fazer isso é se atentar aos e-mails de confirmação e feedbacks que são enviados a cada etapa do processo seletivo, acompanhado das demais atualizações.

Conheça as nossas vagas disponíveis

4. Prepare-se para o processo (e mantenha a calma)

Organizamos um processo seletivo bastante criterioso, para que sejamos capazes de captar os melhores talentos para trabalhar na Efí e os que mais se identifiquem com o jeito #coraçãolaranja de ser.

Geralmente, esse processo possui as seguintes etapas:

1. análise do currículo;
2. testes online (Fit Cultural e vídeo de apresentação);
3. entrevista com nosso time de RH e mapeamento de perfil;
4. entrevista com gestores;
5. teste técnico (essa parte do processo seletivo pode acontecer em etapas diferentes, a depender da vaga pretendida).

Por via de regra, fazemos essas entrevistas presencialmente. Até mesmo para que os candidatos conheçam a sede da Efí e passem um tempo conosco. Porém, devido à pandemia da COVID-19, as entrevistas estão sendo realizadas virtualmente. Em casos de vagas totalmente remotas, todas as etapas também acontecem online.

Por isso, recomendamos que, no momento da entrevista online, o candidato busque estar em um lugar tranquilo, para que possa conversar com o nosso time, de maneira calma e sem interferências externas.

“Neste momento de pandemia, sabemos que imprevistos podem acontecer e, caso eles aconteçam, mantenha a calma e comunique ao nosso time. Sem dúvidas, faremos o possível para ajudá-lo a resolver o problema da melhor maneira”.

Glícia Braga

Vale lembrar que, em casos de entrevista presencial, a Efí custeia todos os gastos de deslocamento do candidato para o processo seletivo..

5. Demonstre engajamento no processo seletivo

Ao longo do processo seletivo, é comum que, a cada etapa, nossos recrutadores busquem mais informações sobre o candidato. Por isso, é importante que você se engaje e participe de todos os passos indicados pelo time de Seleção. Afinal, todos eles são igualmente avaliados pela equipe de RH e determinam ou não o avanço do candidato pelo processo.

Lembrando que o processo seletivo é uma via de mão dupla — ou seja, é importante que, ao longo do processo, você retire suas dúvidas sobre a vaga e sobre a empresa. “Isso pode ajudá-lo a decidir se quer realmente trabalhar na Efí e fazer parte do nosso propósito”, diz Glícia.

6. Seja verdadeiro

Aqui, na Efí, nós prezamos muito por acolher os novos colaboradores. Por isso, mesmo durante a entrevista, você encontrará um ambiente leve e de confiança para que possamos conversar. 

Mas é importante que você seja verdadeiro em suas respostas, pois valorizamos muito pessoas transparentes e honestas em todo o processo seletivo.

Quero fazer parte do time #coraçãolaranja

Que perfil buscamos para o time #coraçãolaranja?

O mercado financeiro e de pagamentos é, por si só, dinâmico e desafiador. Por isso, na Efí, buscamos pessoas inovadoras, motivadas por desafios e que pensem como dono”.

Glícia Braga

Cultivamos um ambiente de colaboração e propício para o aprendizado. Por esse motivo, buscamos talentos que saibam trabalhar em equipe, possuam bom relacionamento interpessoal, respeitem a diversidade e estejam abertos a aprender e a ensinar coisas novas. 

Além disso, buscamos profissionais que gostam de resolver problemas complexos, que estejam atentos às novidades do mercado e criem soluções inovadoras. Afinal, um dos nossos valores é justamente acreditar no potencial humano — e é isso o que fazemos! ?

Outro fator muito importante, para nós, é que o colaborador seja ético e responsável com o trabalho, agindo de forma transparente em seus posicionamentos e atitudes. 

Por fim, também procuramos por pessoas que saibam dar e receber feedbacks, buscando se desenvolver e apoiar o desenvolvimento dos seus colegas. Acreditamos que essa é uma característica importante para lidarmos com os desafios e crescermos juntos.

Então, se você quer trabalhar na Efí, a antiga Gerencianet, fazer parte do nosso propósito e contribuir com nossos desafios diários, confira as vagas disponíveis pelo nosso Linkedin ou acessando nossa página de Carreiras.

Ah, vale lembrar que você também pode fazer uma candidatura para as vagas da Efí, mesmo que não tenha passado em um processo seletivo anterior. Nossos recrutadores terão o mesmo cuidado e atenção de sempre. Essa é uma oportunidade para quem se desenvolveu durante o período ou mesmo para tentar uma posição diferente, em que se encaixe melhor.

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.