Boletos e carnês

5 formas de cobrar através de boleto

Criado em 29 de out. de 2014

(Atualizado em 4 de jul. de 2023)

Setembro registrou um aumento de quase 20% no índice de inadimplência do consumidor brasileiro. O baixo crescimento da economia, a inflação e o aumento dos juros foram alguns dos motivos citados para justificar esse crescimento, segundo dados divulgados pelo Serasa Experian. Dentre os tipos de dívida, os cheques sem fundo figuram entre os mais recorrentes.

Para quem tem uma pequena ou microempresa, riscos como o da inadimplência podem se tornar um verdadeiro pesadelo para o fechamento das contas em azul. Facilitar as formas de pagamento, oferecendo mais opções aos clientes, é uma das saídas encontradas pelas organizações não só para manter o caixa em dia, como protegê-las dos maus pagadores. Porque, convenhamos, pior do que não vender é vender e não receber, não é mesmo?

A boa notícia é que a tecnologia chegou para melhorar essa relação entre empresa e cliente, encurtando e suavizando o caminho da cobrança. Ficou curioso para saber como conseguir realizar essa façanha? Então conheça agora mesmo as 5 formas de cobrar através de boleto e facilite sua vida:

Por correspondência

Há quem prefira receber cobranças via Correios porque assim se organiza melhor. E esse método funciona de forma bem simples. Por meio de uma plataforma de emissão e gerenciamento de boletos, método prático e sem burocracias, é possível gerar, pedir o envio e receber o pagamento, na maior comodidade e com absoluta segurança.

É preciso fazer, primeiramente, um rápido cadastro, escolhendo o plano ideal para suas necessidades. A partir daí já se pode passar à etapa da efetiva emissão dos boletos e da escolha por uma das opções de envio. Optando-se pelo envio de correspondência, o boleto chega a seu destinatário até 5 dias antes do vencimento do título, que poderá ser pago em qualquer agência bancária, em casas lotéricas, por internet banking, nas agências dos Correios ou em qualquer estabelecimento da rede credenciada. Tão simples que parece mentira, não é mesmo? Mas é a mais pura verdade. Então pare já de perder tempo e experimente logo essa inovação!

Por e-mail, planilha de Excel, em PDF ou lote

Todas essas modalidades são ótimas opções para operações em massa. E uma plataforma de emissão e gerenciamento de boletos também pode ajudar na elaboração e no envio por esses diversos formatos. A emissão é praticamente a mesma, só mudando a alternativa de método de envio para os clientes. Ainda mais simples!

Como enorme ponto positivo está a livre escolha da melhor opção de boleto para atender aos interesses da empresa, além, claro, de o cliente receber o boleto de forma simples e ágil, sem a burocracia dos Correios e seus prazos de entrega. Ademais, toda e qualquer alteração pode ser feita quando necessário, muito rápida e simplificadamente.

Não importa a modalidade de pagamento oferecida ao cliente. O importante é que ele tenha opções disponíveis para sua maior comodidade e melhor organização. Dispor de diferentes meios só aumenta as chances de sua empresa receber os vencimentos em dia!

E então, qual das modalidades de cobrança por boleto chamou mais sua atenção? Como sua empresa faz, atualmente, essa cobrança? Comente aqui e compartilhe suas experiências conosco! Ficou ainda alguma dúvida? Clique aqui e saiba mais sobre o que é o boleto e como ele funciona!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.