Abra sua conta grátis Carregando

Empreender: Veja 5 bons motivos para começar seu negócio

Publicado em 30 de dezembro de 2014 (atualizado em 15 de abril de 2019)
Motivos para começar a empreender

Trabalhar com o que sempre sonhou

Muitas pessoas passam uma vida inteira à procura do emprego ideal e da ascensão na carreira. Mas você já parou para pensar que a solução para essa busca pode estar na abertura do seu próprio negócio? Uma das vantagens de transformar a idealização da empresa em realidade é a total liberdade que se adquire para trabalhar com aquilo que sempre sonhou.

Sempre há, no entanto, restrições orçamentárias, assim como obstáculos para a lenta consolidação de um negócio sustentável. Mas não desanime, porque isso leva mesmo bastante tempo. Então por que não começar logo? Quer melhor oportunidade de juntar, em um mesmo projeto, todas aquelas ideias e metas que você sempre sugeriu ao chefe, mas foram ignoradas? Aproveite essa chance!

Concretizar metas e objetivos pessoais

Metas e objetivos pessoais não necessariamente estão relacionados apenas ao aumento de rendimentos, não é verdade? São muitos os empreendedores que começam suas carreiras empresariais largando empregos de longa data, com segurança e, possivelmente, até salários maiores. Mas as vantagens do negócio próprio estão relacionadas a outros fatores, como a maior satisfação pessoal, o aumento na qualidade de vida e a possibilidade de realizar atividades com as quais sempre sonhou.

Adquirir maior autonomia e poder decisório

Ter o próprio negócio não resulta apenas no aumento das responsabilidades. Juntamente com as diversas atribuições e encargos do pacote, vem também uma maior autonomia. E isso é raridade quando você é apenas mais um colaborador em uma grande empresa. Ao se tornar um empreendedor, é possível tomar por conta própria as decisões consideradas como sendo as mais adequadas para o futuro da empresa, arriscando-se mais e apostando em ideias criativas, por exemplo.

Contribuir para a economia do país

Ao empreender, contribui-se para o impulso da economia nacional. Como o país sempre se beneficia com o surgimento de mais empreendedores, tem proporcionado diversos incentivos — fiscais, tributários e financeiros — para quem esteja disposto a correr esse risco, apostando no crescimento de seus negócios. Por mais que a desburocratização e a redução da carga tributária sejam realmente necessárias, existem diversos programas de incentivo do governo para que você passe a contribuir com a a economia do país. Então o que ainda está esperando?

Aprender continuamente

Há aprendizado maior do que abrir o próprio negócio? No início das atividades da empresa, será necessário treinar, de uma só vez, suas habilidades contábeis, financeiras, comerciais e administrativas. É claro que haverá momentos de dúvida e até mesmo de erros, mas isso faz parte do processo de aprendizado do empreendedorismo. Internalize as lições do cotidiano e se prepare para se tornar um empresário cada vez mais experiente. Além de treinar sua capacidade de ser organizado e diligente.

Que tal? Pronto para dar o pontapé inicial no próprio negócio? Comece desde já a planejar sua empresa e coloque seus sonhos em prática! Ainda tem dúvidas? Comente nas nossas redes sociais e as compartilhe conosco Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Categoria

E-commerce

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.