Finanças e Gestão

4 vantagens de uma plataforma alugada

Criado em 26 de set. de 2014

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Existem várias soluções no mercado para quem quer começar, ou expandir, as atividades no comércio eletrônico. Há vários aspectos que devem ser considerados na hora de escolher uma plataforma para desenvolver a sua loja na web. A dúvida entre comprar, desenvolver ou contar com uma plataforma alugada – o formato de assinatura mensal, por exemplo – e saber o que é mais vantajoso para o seu negócio estão entre as principais dúvidas.

Para entender um pouco mais sobre como funciona uma plataforma alugada, confira essas 4 vantagens para contratar o serviço.

1. Baixo custo e serviço completo

Quando você conta com uma plataforma alugada de e-commerce, na verdade está pagando não só pela estrutura de código da loja propriamente mas sim por um serviço completo. Esse serviço inclui manutenção e garantia de bom funcionamento da ferramenta. Com isso, não há necessidade de contratação ou ampliação da equipe de TI, profissionais caros e de difícil recrutamento.

Quando você compra uma plataforma de e-commerce, precisa dispor de um valor alto, sem saber se o investimento será recuperado posteriormente. Há ainda a possibilidade de prejuízos, caso o negócio se mostre inviável. E em relação às plataformas gratuitas, ou Open Source, existe a necessidade de mão de obra especializada. Essa pessoa é que vai customizar e fazer a manutenção e implementação do layout, que também são caros e precisam de gestão específica para funcionar adequadamente.

Portanto, quando se pensa em uma ferramenta de baixo custo, com serviço completo e garantia de performance, a melhor opção realmente é a plataforma alugada ou um serviço com assinatura mensal.

2. Facilidade de uso da plataforma alugada

Geralmente, as soluções open source e proprietárias – quando é preciso adquirir uma licença de uso – são muito complexas para a alimentação do banco de dados de produtos, assim como para manutenção e edição da estrutura da loja.

As ferramentas disponíveis para locação, contudo, são desenvolvidas pensando no usuário. Ele é que vai trabalhar diretamente com elas, seja para cadastrar produtos, seja para alterar a aparência ou fazer ajustes – como mudar um preço, inserir uma nova foto ou um novo produto, etc.

3. Compatibilidade com os meios de pagamento

Outra facilidade das plataformas alugadas é a compatibilidade com os meios de pagamentos, pois isso já é previamente definido. Cabe dizer que, nas plataformas proprietárias, isso significa mais gastos com programação para implementar soluções de pagamento – geralmente integração com módulos adicionais. Além disso, as plataformas open source nem sempre estão adaptadas para todas as formas de pagamento disponíveis. Portanto, a plataforma open source demanda desenvolvimento de terceiros e aumentando, novamente, os custos.

4. Rapidez e agilidade para o lançamento

O tempo necessário para desenvolver uma plataforma de e-commerce pode se estender por meses, e até anos. Essa etapa depende muito da equipe encarregada do projeto.

Uma ferramenta alugada, contudo, oferece opções diversas de layout e estrutura já prontos. Por isso, as lojas são disponibilizadas em questão de horas para começarem a operar. Isso representa menos gastos com personalização e mais agilidade no lançamento da sua loja!

Há diversas vantagens no uso de uma plataforma alugada de e-commerce em relação às soluções open source ou proprietárias. Uma ferramenta de assinatura mensal ou alugada é, inclusive, uma forma contratual mais flexível. Ela é ideal quando você está iniciando um negócio web e ainda não tem certeza se ele dará certo.

Gostou do artigo? Essas dicas sobre ferramentas open source foram úteis para você? Acompanhe-nos e mantenha-se atualizado! Siga no Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.