Finanças e Gestão

4 dicas para fazer uma gestão financeira campeã na sua empresa

Criado em 26 de set. de 2014

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Para que uma empresa obtenha sucesso, é necessário que ela tenha uma boa gestão financeira. É preciso gerar riquezas, aumentar o patrimônio, reconhecer os funcionários, pagar as contas em dia, oferecer produtos e serviços de qualidade… Para que isso aconteça, é necessário fazer uma gestão financeira campeã na sua empresa.

Para cumprir com todas essas atividades, é necessário pulso firme, comprometimento e organização. As estratégias financeiras têm de estar alinhadas aos objetivos e à missão da empresa. E para que você não se perca neste processo, separamos 4 dicas para que seus processos de gestão financeira campeã decole na sua empresa. Confira!

Tenha disciplina e controle para realizar uma gestão financeira campeã

O primeiro passo para que a saúde financeira da sua empresa seja boa é registrar todos os gastos e ganhos que entram e saem da conta bancária, sem exceção! Busque sistemas de gerenciamento para auxiliá-lo a fazer o fluxo de caixa da maneira correta. Lembre-se de preencher as informações básicas, como descrição, valor e data, e agrupá-las de acordo com os centros de custos.

Para recebimentos, utilize soluções especializadas em emissão de boletos e carnês. Por meio delas, você gerenciará as cobranças e otimizará as transações comerciais da empresa. Dê preferência para aquelas que ofereçam relatórios para fácil identificação de inadimplentes.

Analise o comportamento financeiro de sua empresa

É importante saber se as operações financeiras de sua empresa estão dando lucros ou prejuízos. Por isso, fique atento às constâncias e flutuações das movimentações. Este tipo de análise permite identificar quais produtos favorecem e quais prejudicam os negócios.

Lembre-se que, mesmo que a organização gere lucros, ela precisa estar dentro da média de mercado. Acompanhe os processos, crie relatórios e gráficos para que a leitura das informações seja de fácil compreensão.

Como Otimizar Sua Gestão Financeira com a Efí

Desenvolva estratégias para melhorar os resultados

Quando você tem informações sobre suas despesas e receitas, consegue tomar decisões seguras para ampliar os resultados de sua organização. É importante desenvolver estratégias embasadas nas vivências reais de sua empresa, para que as consequências sejam as melhores!

Sobre as despesas, cuide e preserve a administração das boas. Estas são as que fazem o sistema organizacional funcionar perfeitamente, como o pagamento dos colaboradores, internet, telefone, etc. Corte as despesas ruins, que são aquelas desnecessárias. Desenvolva ações para redução de custos, como o reaproveitamento de papéis, diminuição de ligações, dentre outras. Lembre-se de deixar uma reserva para gastos eventuais, pois eles sempre aparecem. Portanto, previna-se!

Quanto às receitas, observe os gastos e custos necessários à prestação de serviços. Se necessário, altere preços, tire produtos de linha, faça modificações e/ou dê destaque a eles.

Planeje o futuro de seu negócio

Ter visão de longo prazo e saber onde se quer chegar são pontos-chave na prosperidade de um negócio. E para que ele seja frutífero, você precisa começar a planejar o futuro agora, no presente. Projete onde você deseja que sua organização chegue, os caminhos que serão trilhados e o que será necessário para se alcançar as metas. Organize seu orçamento, faça investimentos e acompanhe os processos a fim de ajustar as estratégias.

Se você, empresário, seguir nossas dicas, perceberá como a vida financeira de sua instituição denotará bons resultados.

Existe outra dica que você aplica para a gestão financeira campeã seja sempre positiva? Conte-nos nas nossas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.