Pix

1 ano de Pix: como o meio de pagamento impactou a vida de milhões de brasileiros

Criado em 16 de nov. de 2021

(Atualizado em 3 de abr. de 2023)

Em novembro de 2021, chegamos a 1 ano de Pix. Já parou para pensar como esse sistema democratizou os serviços financeiros para os brasileiros? 

Pois é! Com o Pix, a relação do dinheiro entre consumidores e empreendedores de todos os tamanhos mudou. Já são mais de 100 milhões de usuários que fazem transferências e pagamentos na palma da mão, em segundos e a qualquer hora.

Mas como esse meio de pagamento trouxe tanta revolução e lições para o mercado financeiro? É o que vamos ver na retrospectiva de momentos marcantes!

A pré-estreia do Pix // Fevereiro de 2020

A agenda de lançamento do Pix para todos os brasileiros foi cheia de preparativos, começando pela divulgação da marca, em fevereiro de 2020. 

E já que esse sistema foi visto como um grande passo para recuperação da economia, as empresas puderam contar com um recurso para automatizar a geração de cobranças: a API Pix. 

Meses antes do lançamento do Pix, a Efí desenvolveu sua API atendendo o padrão do Banco Central. A solução já estava pronta e disponível para integração. Incrível, né?

RELEMBRE: Efí, participante direto do SPI, lança sua API Pix

O lançamento // Novembro de 2020

Simples como uma mensagem, com transferências em até 10 segundos e disponível todos os dias da semana? 

É claro que o Pix foi muito aguardado por empresários e clientes, especialmente em um momento tão delicado como a pandemia do Coronavírus (COVID-19).

Você também sabia que a Efí auxiliou o Banco Central no trabalho de definição de regras? Pois é! Inclusive, realizamos os testes previamente para que a ferramenta estivesse em pleno funcionamento na data de lançamento — 16 de novembro.

Já que começamos a entrar no ritmo da retrospectiva, relembre a série de vídeos que produzimos pensando em quem estava se preparando para receber pagamentos pelo Pix.

Impulso para inclusão financeira // Dezembro de 2020

Apesar da desigualdade social, os brasileiros são conhecidos pelo consumo voraz de novas tecnologias. 

Uma pesquisa mostrou que quase metade do país já usava outros meios de pagamentos digitais antes mesmo do lançamento do Pix!

Para a Febraban, por ser tão acessível, esse sistema veio para impulsionar a bancarização no país no médio prazo, levando novos clientes ao setor financeiro. Em seu segundo mês de operação, 92,5 milhões de operações haviam sido realizadas com o Pix.

Revolução também para empresas // Novembro de 2020  

O Pix não trouxe apenas revolução para transferências entre pessoas físicas. 

Lembra que falamos da API Pix lá no comecinho? Bom, as empresas perceberam que oferecer o Pix era muito vantajoso e buscaram adotar essa funcionalidade, que apresenta vantagens:

  • disponibilidade de pagamento 24h para os clientes;
  • melhoria da experiência do consumidor;
  • integração e conciliação de sistemas PDV;
  • emissões e transações mais econômicas;
  • mais segurança para todos os envolvidos.

Você tem um negócio com muitas requisições e quer saber como fazer isso? Comece pela API Pix da Efí. Ela possui fácil integração aos softwares e plataformas.

Conheça a API Pix da Efí

Também temos um canal exclusivo no Discord com mais de 2 mil especialistas em integração.  Assim, fica muito mais simples integrar com a nossa API!  

O queridinho nas vendas  // Junho de 2021

Na metade do ano, o sistema chegou a representar 30% das operações de pagamento no país. Só para ter uma ideia, no mês de lançamento, as operações financeiras com o Pix correspondiam a 7% no país.

Consegue imaginar por que ele evoluiu tão rápido? Prático, rápido e simples de usar, como tem sido com os pagamentos feitos de forma digital no Brasil.

Inspirados por essa nova paixão do brasileiro, modernizamos os nossos boletos para que os clientes Efí experimentassem toda a praticidade do Pix.

Veja abaixo! 

Lançamento do Bolix, o Pix no boleto // Julho de 2021

O Pix no boleto, ou simplesmente Bolix, é uma funcionalidade que pode ser ativada na Conta Digital para negócios da Efí. 

Lançado em julho, essa opção de emissão passou a carregar, além do código de barras, um QR Code Pix no boleto. 

Ou seja, o cliente final passou a ter o poder de escolher como efetuar o pagamento da cobrança: da forma tradicional ou via pagamento instantâneo.

Relembre o lançamento do novo recurso com a Evelin Ramos!

Um grande recorde // Agosto de 2021

Pela primeira vez, foram realizadas mais de 40,5 milhões de transferências e pagamentos com esse sistema em um só dia — 06 de agosto. Muita coisa, heim?

Inovação constante //  Outubro de 2021

O Pix ganhou diversos recursos desde que foi lançado. Essa agenda evolutiva já era prevista pelo Banco Central. 

Anunciamos, inclusive, as mais recentes novidades aqui, no nosso blog. Em outubro, as novas regras do Pix anunciadas pelo BC vieram para impactar a rotina de quem usa esse meio e para aumentar a proteção dos usuários finais. 

Pix Troco e Saque, limites noturnos e Mecanismo Especial de Devolução foram algumas das novas medidas. 

E mais recorde batido! // Novembro de 2021

Bem perto de completar 1 ano de Pix, o país bateu outro recorde no dia 5 de novembro, ou melhor, um duplo recorde: foram mais de 50 milhões de operações realizadas, com um volume de R$ 30 bilhões, ambos os números registrados pela primeira vez.

12 meses de sucesso entre empreendedores // Novembro 2021

Atendente recebendo pagamento pelo Pix integrado à maquininha de cartão, enquanto o cliente usa o seu smartphone para ler o QR Code

Por fim, não poderíamos chegar ao último mês dessa retrospectiva de 1 ano de Pix sem falar do seu efeito no comércio brasileiro

De acordo uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas sobre os impactos da pandemia, as empresas que adotaram o Pix tiveram uma queda de faturamento menor (33% de perda) do que os negócios que ainda não aderiram ao novo sistema (que registraram queda de 44%).

Ou seja, quem adotou esse sistema resistiu melhor aos impactos da pandemia! 

Você, empreendedor, deseja preparar a conta do seu negócio para os pagamentos com Pix? Na Efí, você tem mais uma opção para cobrar dos seus clientes e receber com facilidade. 

Se a sua empresa gera um grande volume de transações por meio de API ou se você deseja ser nossa cliente, solicite um contato dos nossos especialistas.

Para concluir

Viu como o Pix foi e continua importante para a recuperação da economia no Brasil? E nós, da Efí, temos a missão de simplificar a gestão financeira dos empreendedores. 

Estabelecimentos físicos e e-commerces têm à disposição uma alternativa para receber pagamentos, com transações seguras (sem chargeback) e tarifas menores do que as cobradas por outras formas de pagamento.

Manual do Pix para Negócios

E aí, gostou da nossa retrospectiva de 1 ano de Pix? Compartilhe com seus amigos! 

Até a próxima. ?

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.