Abra sua conta grátis Carregando

Como podemos ajudar você?

Faça uma pergunta ou busque por palavra-chave

Como funciona a verificação em duas etapas pelo Google Authenticator?

05/02/2018 (atualizado em 31/07/2019)

A verificação em duas etapas é um mecanismo de segurança utilizado para o acesso a contas ou realização de atividades online importantes. Nestes casos, para efetivar a transação, você precisa fornecer sua senha e algum outro código, que varia a cada realização.

Desta forma, você acrescenta um nível extra de proteção e dificulta que outra pessoa efetive uma operação por você sem seu consentimento. Esta segunda verificação pode ser feita por meio de tokens ou aplicativos, que fornecem códigos instantâneos sempre que você precisa realizar a atividade.

Muitas empresas, pensando em oferecer mais segurança para seus usuários, como Google, Facebook e  Microsoft já oferecem esta segurança. Na Gerencianet, essa verificação já funciona em algumas situações:

  • Alteração de senha;
  • Criação de nova assinatura eletrônica;
  • Quando o sistema identifica que seu acesso foi realizado fora do seu padrão de localização, como durante uma viagem, por exemplo.

Assim, ao realizar as ações acima, você precisa fornecer sua senha e um código adicional. Esse código pode ser enviado pelo sistema para seu celular cadastrado na conta ou gerado diretamente no Google Authenticator, aplicativo exclusivo de segurança, que também pode ser utilizado em diversas contas.

Como usar o Authenticator

O primeiro passo é fazer o download do aplicativo em seu celular. Ele está disponível gratuitamente pelo Google Play e Apple Store.

Em seguida, siga o procedimento abaixo:

  1. Em sua conta Gerencianet, clique na seta disponível ao lado do seu nome;
  2. Na opção Google Authenticator, clique em “Ativar”;
  3. Adicione uma conta no aplicativo e utilize o código gerado na conta Gerencianet. Se preferir, digite sua chave secreta manualmente;
  4. Digite o código de segurança gerado em seu aplicativo autenticador.

Pronto! Sempre que precisar realizar uma das operações de alteração de assinatura eletrônica, senha ou confirmação de acesso durante viagens, basta utilizar o código gerado no Authenticator.

Troca do Authenticator

Caso tenha trocado o aparelho celular e precise alterar o Authenticator em sua conta, basta realizar o procedimento acima novamente.

Conseguimos responder sua dúvida?

Compartilhe

Caso você seja um cliente Gerencianet ou efetuou um pagamento por meio do nosso serviço e precisa de atendimento, crie um ticket de suporte.