Abra sua conta grátis Carregando

Como podemos ajudar você?

Faça uma pergunta ou busque por palavra-chave

Reenvio de callback em aplicações da API em modo de compatibilidade

01/03/2018 (atualizado em 05/03/2018)

Estas orientações são aplicáveis a quem utiliza aplicação da API em “modo de compatibilidade“. Em outras palavras, é voltado para utilizadores de uma versão anterior da API (aquela em que o token solicitado era único, ou seja, que não faz uso de chaves Client_Id e Client_Secret).

Quando a sua URL está configurada corretamente, mas por algum motivo o seu sistema parou de funcionar ou apresentou problema, sua URL é desativada e as notificações não são enviadas. Neste caso, você recebe um e-mail, como o assunto “Falha na URL de callback”, informando sobre desativação da URL.

Quando isso acontece, você deve testar novamente a sua URL no menu “API -> Minhas Aplicações -> Sua Aplicação -> Callbacks” e, em caso de resposta com sucesso (200), clique no botão "Desativado". Quando o status do botão for "Ativado", reenvie as notificações de confirmação de pagamento. Para isso, siga o procedimento abaixo:

  1. Clique no menu “API -> Minhas Aplicações -> Sua Aplicação -> Callbacks” da conta Gerencianet
  2. Em frente da URL de cobrança com pagamento confirmado, clique no botão "Logs"
  3. Selecione as cobranças de acordo com os filtros. Você pode selecionar a cobrança pelo número, se desejar reenviar callback de uma cobrança específica, por status de notificação e pelo período de notificação. As cobranças marcadas com o status "não" não foram enviadas por um dos erros explicados nos tópicos abaixo
  4. Clique em "Reenviar callbacks"
  5. Clique em "Confirmar" para realizar o reenvio

Pronto! O callback entra em uma fila de envio e dentro de alguns minutos é reenviado.

Também é possível reenviar callbacks de cobrança cancelada.

É importante sempre monitorar o status da sua URL de callback para evitar qualquer problema.

Possíveis erros na desativação automática de uma URL

A URL de callback que recebe as nossas notificações nada mais é do que um caminho ou endereço pelo qual entregamos as referidas informações ao seu sistema. Uma similaridade pode ser associada a um endereço de entrega por correspondência, onde o cliente informa para qual destino a correspondência deve ser entregue, por exemplo.

A notificação é uma instrução enviada via POST, que contém um Token (código da notificação) que servirá de parâmetro para que seu sistema consulte a alteração de status de uma determinada transação.

Quando o sistema Gerencianet envia um POST para este arquivo, disponível no endereço da URL, e ele responde dizendo “Recebido”, por meio de um código HTTP de valor “200”, nosso sistema consegue entender que a comunicação foi realizada com sucesso.

Na impossibilidade de recebermos essa confirmação, nosso sistema tenta por mais nove vezes, em intervalos distintos, entregar este POST. Após a última tentativa de entrega, caso não seja possível confirmá-la, sua URL é desativada automaticamente pelo sistema Gerencianet e você recebe um e-mail informando sobre a desativação. Este procedimento é realizado para que o nosso sistema não fique de forma intermitente enviando requisições sem saber se serão entregues ou não para os sistemas dos clientes.

Problemas mais comuns para a desativação automática da sua URL

Para os casos em que a URL de notificação do sistema do cliente já tenha funcionado, mas parou, duas situações se apresentam mais comuns:

  1. Configurações do Load Balance do seu sistema. É necessário que o cliente avalie, em seu sistema, o redirecionamento dos IP’s (entrada/saída). Se enviarmos uma requisição e o seu sistema imediatamente não retornar com um cabeçalho HTTP 200, a URL será automaticamente desativada. Acontece quando o IP de entrada não é idêntico ao de saída. Também é importante verificar se não existe nenhum firewall bloqueando este IP;
  2. Problemas de indisponibilidade do serviço da hospedagem. É necessário avaliar se o serviço se mantém 100% disponível ao longo do dia. Se tentarmos comunicar com o seu servidor em um determinado momento e ele não responder, sua URL também será desativada automaticamente. A Gerencianet faz até 10 tentativas em um intervalo de uma hora aproximadamente.

Se após avaliar estes erros mais comuns não conseguir resolver o problema, envie um ticket para a nossa equipe. É importante colocar todas as informações relacionadas às suas dúvidas para facilitar e agilizar o atendimento. O ticket pode ser enviado a qualquer momento e você receberá a resposta por e-mail em até 1 dia útil.

Conseguimos responder sua dúvida?

Compartilhe

Caso você seja um cliente Gerencianet ou efetuou um pagamento por meio do nosso serviço e precisa de atendimento, crie um ticket de suporte.