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Por que minha transferência foi estornada?

17/08/2017 (atualizado em 02/04/2020)

Na maioria dos casos, a transferência foi estornada por erro nas informações dos dados bancários.

É importante salientar que o sistema gera um comprovante no momento da solicitação da operação, mas não necessariamente significa que o procedimento foi concluído, já que é necessária a finalização por parte da agência bancária.

Importante: Caso tenha ocorrido o débito de tarifa para a realização da transferência, esse valor não é devolvido ao cliente, já que o banco faz a cobrança para cada tentativa de execução da transferência.

Dados incorretos

Qualquer dado incorreto informado no momento da solicitação da transferência vai causar o estorno. Os erros mais comuns são:

  • dados da conta bancária favorecida
  • dados da agência
  • código verificador
  • tipo de conta (se conta corrente ou poupança)
  • código do banco
  • dados do favorecido, como CPF

Geralmente, assim que identifica o erro e visualiza que os dados informados não pertencem a uma conta válida, o banco solicita um prazo de até 5 dias úteis para realizar o estorno. Em poucos casos, a transferência pode ser direcionada para uma outra conta bancária existente e, por isso, o estorno não é feito. Portanto, se você não receber o dinheiro em até 5 dias úteis, envie um ticket para a Gerencianet.

Conta bancária favorecida está bloqueada

As contas bancárias, tanto de Pessoa Física como de Pessoa Jurídica, que ficam muito tempo sem movimentação são bloqueadas pela banco. O prazo para que isso aconteça varia para cada instituição bancária. Por isso, se você faz a transferência para uma conta inativa, este valor é estornado. Entre em contato com o titular da conta favorecida para saber se a conta está bloqueada.

Conta bancária com limite de recebimento diário ou mensal

Também algumas contas bancárias PJ ou mesmo PF possuem um limite de recebimento mensal ou diário. Quando este limite é alcançado, mesmo transferências de valores pequenos, como é o caso da operação feita pela Gerencianet, é estornado. Também neste caso é necessário entrar em contato o titular da conta.

Contas PJ com travas de valores pequenos

Algumas contas bancárias de pessoa jurídica possuem travas para receberem valores em centavos ou menores do que R$5. Neste caso, é preciso também é necessário entrar em contato com o titular da conta.

Inserção de zeros

Muitas contas começam com uma sequência de zeros, mas alguns clientes omitem estes números no momento de informar os dados da conta. Alguns bancos aceitam a configuração desta forma, outros não aceitam e fazem o estorno do dinheiro para a Gerencianet. Portanto, se você informou os dados da conta sem os zeros iniciais, faça o processo novamente com a inserção destes dígitos.

A Gerencianet recomenda que os dados bancários sejam informados no sistema exatamente como constam no cartão da conta.

Conta salário

As contas salários só podem receber transferências da fonte pagadora do salário do titular. Portanto, qualquer valor destinado à conta que seja proveniente de outra pessoa é estornado. É necessário solicitar outra conta para fazer a transferência.

Importante! A taxa de R$5,00, quando cobrada, não é estornada, pois o banco faz a cobrança para cada tentativa de execução da transferência.

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