Abrir conta digital grátis Carregando

Como podemos ajudar você?

Faça uma pergunta ou busque por palavra-chave

Gestão de cobranças

Confira como gerenciar suas cobranças: geração de segunda via de boletos, cancelamento, relatórios, etc.

Meu cliente fez o pagamento e não houve a confirmação. O que fazer?

30/07/2015 (atualizado em 30/01/2018)

A não confirmação de um pagamento pode acontecer por diversos motivos:

Prazo de confirmação

As instituições bancárias notificam a Gerencianet em até 1 dia útil após o pagamento. Portanto, a confirmação na sua conta aparecerá no dia útil seguinte. Caso o pagamento tenha sido realizado após as 22h, a confirmação aparecerá na Gerencianet 2 dias úteis depois.

Os pagamentos efetuados nos fins de semana são confirmados na terça-feira, exceto quando a terça é um feriado nacional.  Neste caso, confirmação é realizada no próximo dia útil.

Pagamento de Cobrança Equivocada

Verifique se seu cliente não pagou uma parcela equivocada. Pode acontecer o pagamento em duplicidade, de uma cobrança do mês posterior, de uma cobrança enviada duas vezes ou até mesmo de uma cobrança finalizada ou arquivada.

Verifique na seção de boletos e/ou carnês emitidos e arquivados se existe outra cobrança com o CPF ou CNPJ do mesmo cliente que foi paga equivocadamente. Neste caso, o saldo será liberado normalmente após o prazo de disponibilização.

Código de barras inconsistente

Quando o cliente faz o pagamento digitando o código de barras, é possível que o código informado não seja o mesmo do boleto ou folha de carnê.

Solicite o comprovante de pagamento e confira o código de barras. Caso haja inconsistência, envie um ticket para o suporte com o comprovante de pagamento. É importante que a imagem esteja legível e contenha a linha digitável. A imagem do aplicativo do banco com a tela de iniciação do pagamento não é considerada como comprovante de pagamento. É necessário o envio do comprovante completo, com todos os dados para validação.

Em alguns casos, o banco credita o saldo de forma avulsa e é possível que a Gerencianet identifique o pagamento com o comprovante em mãos. Caso contrário, o suporte indicará que você oriente o cliente a entrar em contato com o local em que realizou o pagamento, pois provavelmente o valor está retido no local de pagamento. Se a instituição emitir um documento comprovando o repasse do pagamento, basta enviar este comprovante via ticket para que a Gerencianet agilize a localização e liberação do valor.

Agendamento de pagamento

Muitas pessoas marcam a opção “agendamento de pagamento” por equívoco. Assim, a efetivação de pagamento só é realizada na data informada. E em muitos casos, no momento em que o banco realiza a cobrança, a pessoa não tem saldo suficiente. Por isso, o pagamento não é efetivado com sucesso.

Oriente o cliente a verificar se o débito realmente ocorreu. Se o débito tiver ocorrido e o código de barras estiver correto, solicite o comprovante oficial de débito e envie um ticket para o suporte. Caso você identifique que a cobrança não foi feita por meio de agendamento e o código de barras é igual ao de uma cobrança inadimplente, envie também um ticket para o suporte.

Conseguimos responder sua dúvida?

Compartilhe

Caso você seja um cliente Gerencianet ou efetuou um pagamento por meio do nosso serviço e precisa de atendimento, crie um ticket de suporte.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK