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Gestão de cobranças

Confira como gerenciar suas cobranças: geração de segunda via de boletos, cancelamento, relatórios, etc.

Onde encontro minhas cobranças recorrentes (assinaturas)?

30/01/2018 (atualizado em 27/04/2022)
A versão pode ser identificada ao lado da imagem do logotipo da Gerencianet, exibido no topo esquerdo da página do sistema.

Esse tipo de pagamento permite fazer cobranças por boleto ou cartão. Veja como!

Como emitir as cobranças:

  1. acesse o menu lateral “Receber” “Emitir cobrança”;
  2. escolha a opção “Assinatura recorrente”;
  3. defina a forma de cobrança: Cartão ou Boleto;
  4. escolha para qual cliente deseja enviar a assinatura recorrente. Você pode escolher do catálogo, caso já esteja cadastrado;
  5. escolha o plano de assinatura para a cobrança (caso já esteja cadastrado) ou cadastre um novo;
  6. selecione o item de cobrança;
  7. defina a data de vencimento; 
  8. se desejar, insira informações adicionais;
  9. por fim, clique em “Emitir assinatura”.
Assinatura de Boleto – É necessário inserir um e-mail para o qual será enviada a cobrança sempre que for gerada, de acordo com a periodicidade e recorrência selecionadas no plano. Esse tipo de assinatura é gerado imediatamente. O boleto é enviado sempre 10 dias antes do vencimento.
Assinatura de Cartão – É enviada via e-mail para o endereço solicitado. É necessário aguardar que o cliente acesse o link e preencha os dados de pagamento. Até isso acontecer, essa cobrança é gerenciada em “Receber” “Gestão de cobranças” “Assinaturas” aba “Solicitações”.

Como funcionam as cobranças no cartão de crédito?

As cobranças no cartão de crédito são debitadas de forma automática no dia do mês em que o primeiro pagamento foi realizado. Exemplo: se o primeiro pagamento foi feito no dia 10, as demais cobranças serão realizadas sempre no dia 10.
Caso o cartão não tenha limite ou não seja possível o pagamento no dia da primeira parcela, a assinatura é cancelada automaticamente. Nos demais meses, em caso de insucesso, não há uma nova tentativa de pagamento automática, mas a cobrança continua a ser feita nos meses seguintes (sem a cobrança retroativa do mês em que o pagamento foi recusado).

Como gerenciar suas cobranças de assinaturas?

  • “Receber” “Gestão de cobranças” “Assinaturas” aba “Cobranças”: lista as cobranças geradas pelas assinaturas ativas. Atenção: nesse menu você cancela apenas a cobrança e não a assinatura. Assim, novas cobranças serão geradas caso a assinatura esteja ativa.
  • “Receber” “Gestão de cobranças” “Assinaturas” aba “Assinaturas”: lista as assinaturas já geradas. É aqui que você tem a opção de cancelar uma assinatura.
  • “Receber” “Gestão de cobranças” “Assinaturas” aba “Solicitações”: lista as solicitações de assinatura para pagamento via cartão de crédito enviadas, mas que ainda estão pendentes (o cliente ainda não acessou o link para informar os dados de cobrança).

Status de assinaturas

Ativa – São assinaturas que ainda estão sendo geradas conforme as configurações de emissão.
Cancelada – São assinaturas que você ou seu cliente cancelou e não serão mais geradas. As cobranças já geradas não são canceladas.
Concluída – São as assinaturas que já geraram todas as recorrências configuradas. Pode existir cobranças não pagas ou inadimplentes nesta assinatura. A conclusão é referente ao número de gerações.

Inadimplentes

No menu lateral “Receber” “Gestão de cobranças” “Assinaturas” aba “Assinaturas” é possível visualizar as assinaturas inadimplentes. Basta visualizar a sinalização (⚠) na coluna “Tipo”.

E os botões de assinatura?

Os botões de assinatura foram unificados na ferramenta “Botões de pagamento”,  na qual é possível a criação de um botão ou URL de geração de novas assinaturas, que você pode incorporar em seu site ou enviar a URL por WhatsApp, Facebook ou como preferir. Para criar o botão, acesse o menu lateral “Receber” “Gestão de cobranças” “Botões de pagamento” e clique em “Novo botão de pagamento”.
Neste recurso você pode oferecer a opção de pagamento de boleto bancário ou cartão de crédito. Para saber como utilizar os recursos de grupos e marcadores, clique aqui!

A ferramenta de assinaturas foi retrabalhada, incorporando a antiga ferramenta de agendamentos. Agora você pode fazer as cobranças  por boleto ou cartão.

Como emitir as cobranças?

  1. Acesse o menu Cobranças  -> Emitir Cobranças;
  2. Escolha a opção Assinatura;
  3. Defina forma de cobrança: boleto ou cartão;
  4. Marque a forma de envio da cobrança;
  5. Informe o cliente para quem vai enviar a cobrança;
  6. Selecione o plano escolhido, caso já esteja cadastrado, ou cadastre um novo;
  7. Insira informações do item de cobrança, data de vencimento, valor de frete e desconto (dados opcionais) e observações, caso seja necessário;
  8. Clique no botão “Enviar”.

Assinatura de Boleto – É necessário inserir um e-mail para o qual será enviada a cobrança sempre que for gerada, de acordo com a periodicidade e recorrência selecionadas no plano. Esse tipo de assinatura é gerado imediatamente. O boleto é enviado sempre 10 dias antes do vencimento.

Assinatura de Cartão – É enviada via e-mail para o endereço solicitado. É necessário aguardar que o cliente acesse o link e preencha os dados de pagamento. Até que isso aconteça, essa cobrança é gerenciada em Cobranças ->  Gerenciar Cobranças -> Assinaturas ->  aba Solicitações.

Como funcionam as cobranças no cartão de crédito?

As cobranças no cartão de crédito são debitadas de forma automática no dia do mês em que o primeiro pagamento foi realizado. Ex.: se o primeiro pagamento foi feito no dia 10, as demais cobranças serão realizadas sempre no dia 10.

Caso o cartão não tenha limite ou não seja possível o pagamento no dia do pagamento da primeira parcela, a assinatura é cancelada automaticamente. No demais meses, em caso de insucesso, não há uma nova tentativa de pagamento automática, mas a cobrança continua a ser feita nos meses seguintes (sem a cobrança retroativa do mês em que o pagamento foi recusado).

Como gerenciar suas cobranças de assinaturas?

Status de assinaturas

Ativa – São assinaturas que ainda estão sendo geradas conforme as configurações de emissão.

Cancelada – São assinaturas que você ou seu cliente cancelaram e não serão mais geradas. As cobranças já geradas não são canceladas.

Concluída – São as assinaturas que já geraram todas as recorrências que foram configuradas. Pode existir cobranças não pagas ou inadimplentes nesta assinatura. A conclusão é referente ao número de gerações.

Inadimplentes

No menu Cobranças ->  Gerenciar Cobranças -> Assinaturas -> aba Assinaturas é possível visualizar as assinaturas que estão em inadimplência. Basta visualizar a sinalização ao lado esquerdo da tabela.

E os botões de assinatura?

Os botões de assinatura foram unificados na ferramenta Cobranças ->  Botões de Pagamento, na qual é possível a criação de um botão ou URL de geração de novas assinaturas, que você pode incorporar em seu site ou enviar a url por Whatsapp, Facebook ou como preferir. Para criar o botão, acesse o menu Cobranças ->  Botões de Pagamento e clique em “Criar Novo“.

Neste recurso você pode oferecer a opção de pagamento de boleto bancário ou cartão de crédito.

Para saber como utilizar os recursos de grupos e marcadores, clique aqui!

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