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Gestão de cobranças

Confira como gerenciar suas cobranças: geração de segunda via de boletos, cancelamento, relatórios, etc.

Onde encontro minhas cobranças recorrentes (assinaturas)?

30/01/2018 (atualizado em 21/09/2018)

A ferramenta de assinaturas foi retrabalhada, incorporando a antiga ferramenta de agendamentos. Agora você pode fazer as cobranças  por boleto ou cartão.

Como emitir as cobranças?

  1. Acesse o menu Cobranças  -> Emitir Cobranças;
  2. Escolha a opção Assinatura;
  3. Defina forma de cobrança: boleto ou cartão;
  4. Marque a forma de envio da cobrança;
  5. Informe o cliente para quem vai enviar a cobrança;
  6. Selecione o plano escolhido, caso já esteja cadastrado, ou cadastre um novo;
  7. Insira informações do item de cobrança, data de vencimento, valor de frete e desconto (dados opcionais) e observações, caso seja necessário;
  8. Clique no botão “Enviar”.

Assinatura de Boleto – É necessário inserir um e-mail para o qual será enviada a cobrança sempre que for gerada, de acordo com a periodicidade e recorrência selecionadas no plano. Esse tipo de assinatura é gerado imediatamente. O boleto é enviado sempre 10 dias antes do vencimento.

Assinatura de Cartão – É enviada via e-mail para o endereço solicitado. É necessário aguardar que o cliente acesse o link e preencha os dados de pagamento. Até que isso aconteça, essa cobrança é gerenciada em Cobranças ->  Gerenciar Cobranças -> Assinaturas ->  aba Solicitações.

Como funcionam as cobranças no cartão de crédito?

As cobranças no cartão de crédito são debitadas de forma automática no dia do mês em que o primeiro pagamento foi realizado. Ex.: se o primeiro pagamento foi feito no dia 10, as demais cobranças serão realizadas sempre no dia 10.

Caso o cartão não tenha limite ou não seja possível o pagamento no dia do pagamento da primeira parcela, a assinatura é cancelada automaticamente. No demais meses, em caso de insucesso, não há uma nova tentativa de pagamento automática, mas a cobrança continua a ser feita nos meses seguintes (sem a cobrança retroativa do mês em que o pagamento foi recusado).

Como gerenciar suas cobranças de assinaturas?

Status de assinaturas

Ativa – São assinaturas que ainda estão sendo geradas conforme as configurações de emissão.

Cancelada – São assinaturas que você ou seu cliente cancelaram e não serão mais geradas. As cobranças já geradas não são canceladas.

Concluída – São as assinaturas que já geraram todas as recorrências que foram configuradas. Pode existir cobranças não pagas ou inadimplentes nesta assinatura. A conclusão é referente ao número de gerações.

Inadimplentes

No menu Cobranças ->  Gerenciar Cobranças -> Assinaturas -> aba Assinaturas é possível visualizar as assinaturas que estão em inadimplência. Basta visualizar a sinalização ao lado esquerdo da tabela.

E os botões de assinatura?

Os botões de assinatura foram unificados na ferramenta Cobranças ->  Botões de Pagamento, na qual é possível a criação de um botão ou URL de geração de novas assinaturas, que você pode incorporar em seu site ou enviar a url por Whatsapp, Facebook ou como preferir. Para criar o botão, acesse o menu Cobranças ->  Botões de Pagamento e clique em “Criar Novo“.

Neste recurso você pode oferecer a opção de pagamento de boleto bancário ou cartão de crédito.

Para saber como utilizar os recursos de grupos e marcadores, clique aqui!

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