Abrir conta digital grátis Carregando

Como podemos ajudar você?

Faça uma pergunta ou busque por palavra-chave

O que é SCR?

18/10/2021
O SCR Sistema de Informações de Crédito é um sistema administrado pelo Banco Central do Brasil (BC), que possui informações sobre as operações de crédito (por exemplo: financiamento, empréstimo e demais operações que impliquem risco de crédito). 

De forma resumida, o SCR é um banco de dados que mostra quais empréstimos, financiamentos e garantias você possui com instituições autorizadas a funcionar pelo BC.

Quem pode consultar o SCR?

Bancos e instituições financeiras têm acesso livre ao SCR, além de pessoas físicas e jurídicas. Não entram nesse caso lojas e outras organizações.

O SCR é alimentado mensalmente pelas instituições, inclusive a Gerencianet, mediante envio de informações sobre as operações a vencer e vencidas. 

Por isto, sua finalidade é permitir a supervisão bancária e a adoção de medidas como o aumento da eficácia de avaliação dos riscos inerentes à atividade. Além disso, o SCR contribui para a quantificação dos riscos por meio da compreensão da capacidade de pagamento dos clientes. 

É preciso autorizar esse acesso?

É importante destacar que, para consulta, é necessária a autorização do cliente. Isso se dá em respeito à Lei do Sigilo Bancário.

Salientamos que o SCR é apenas um dos meios para concessão ou não do crédito, visto que é possível consultar dívidas em atraso ou dívidas que ainda irão vencer. Além disso, por meio do sistema é possível consultar a capacidade de quitação de pagamentos. 

Para consultar o SCR, basta acessar este link ou entrar em contato por meio das Centrais de Atendimento ao Público do Banco Central, pessoalmente ou por correspondência, conforme as orientações disponíveis aqui.

O SCR não é um cadastro restritivo, porque há informações tanto positivas quanto negativas. Ou seja, no SCR visualiza-se a situação de todas as operações existentes, estejam elas em atraso ou não.

Caso encontre alguma informação divergente, entre em contato com a Gerencianet, por meio dos nossos canais de comunicação.

Consulte a página do SCR para mais informações.

Conseguimos responder sua dúvida?

Compartilhe

Caso você seja um cliente Gerencianet ou efetuou um pagamento por meio do nosso serviço e precisa de atendimento, crie um ticket de suporte.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK