Abrir conta digital grátis Carregando

Como podemos ajudar você?

Faça uma pergunta ou busque por palavra-chave

Gestão de cobranças

Confira como gerenciar suas cobranças: geração de segunda via de boletos, cancelamento, relatórios, etc.

O que é o chargeback?

14/07/2020

O chargeback é a contestação de uma compra realizada via cartão de crédito. Ou seja, é a ação iniciada pelo portador junto ao emissor do cartão de crédito com o objetivo de cancelar uma compra efetuada. A abertura desse tipo de contestação somente pode ser realizada pelo titular do cartão de crédito.

Qual o papel da Gerencianet no processo de contestação?

Após recebermos a notificação do chargeback, realizamos a comunicação com o titular da conta de pagamento (emissor da cobrança) por meio de um ticket de suporte. Neste chamado, repassamos as informações solicitadas pela operadora do cartão para que uma análise seja feita sobre a transação ora processada.

É importante dizer que, no processo de chargeback, assumimos a função de intermediar o contato entre a operadora e o titular da conta Gerencianet. O agente responsável pela solicitação, análise e parecer final sobre o processo de disputa é a operadora de cartão.

O que devo enviar quando recebo uma notificação de chargeback?

No ticket de suporte que encaminhamos, é apresentado um rol de documentos aceitos pela operadora. É importante que o emissor da cobrança documente as evidências, seja na venda de produtos ou na prestação de serviços, que afirme a legitimidade da transação.

Qual o fluxo do chargeback?

Existem duas opções possíveis para prosseguirmos com o processo de chargeback. A operadora poderá acatar ou recusar a notificação. Nos casos em que o emissor da cobrança envia documentos válidos e que comprovem a prestação dos serviços ou entrega do produto, encaminharemos as informações à operadora para que o chargeback seja recusado. Caso a documentação seja aprovada, o processo será concluído.

Na ausência de resposta no prazo estabelecido ou em caso de envio de documentos incompletos ou incompatíveis com a cobrança, o valor será devolvido ao portador do cartão. Ou seja, o chargeback será acatado.

IMPORTANTE!  O prazo para responder ao ticket de suporte é de até três dias úteis.

Em caso de chargeback acatado, o débito é realizado na conta de pagamento pela administradora do cartão. Como informamos, neste processo, a Gerencianet apenas assume o papel intermediador.

Conseguimos responder sua dúvida?

Compartilhe

Caso você seja um cliente Gerencianet ou efetuou um pagamento por meio do nosso serviço e precisa de atendimento, crie um ticket de suporte.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK