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Gestão de cobranças

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Como desativar os e-mails enviados pela Gerencianet para meus clientes?

18/05/2018 (atualizado em 05/04/2021)

A Gerencianet envia alguns e-mails para seus clientes em determinadas situações. Estas mensagens podem ser desativadas ou ativadas por você a qualquer momento de forma definitiva para todas as cobranças. Além disso, com exceção do e-mail de inadimplência, você ainda pode ativar ou desativar o envio para cada operação no momento da confirmação do procedimento.

Veja como realizar o procedimento:

E-mail de inadimplência

Este e-mail é enviado para todos os clientes um dia após o vencimento da fatura quando não há a identificação do pagamento.

Caso não queira que seus clientes recebam a mensagem, siga os passos abaixo. Ao desativar o envio, nenhum cliente receberá mais a mensagem:

  1. Acesse o menu Cobranças -> Configurações
  2. Escolha a aba E-mails
  3. Na opção “E-mail de Inadimplência”, clique no “x” para desativar o envio.

E-mails: configuracao

Quando desejar reativar o envio do e-mail, basta clicar no sinal de “V”.

E-mail de confirmação manual de pagamento

E-mail é enviado para o cliente sempre que você marca uma cobrança como paga.

Você pode desativar o envio para todas os clientes seguindo os passos acima e marcando o botão desativar na opção “E-mail de confirmação de pagamento manual – Enviar por padrão?”.

Também é possível fazer a desativação ou ativação para cada operação. Para isso, basta marcar ou desmarcar a opção “Enviar e-mail informando o cliente da confirmação manual da cobrança” no momento da marcação da cobrança como pago. Ou seja, mesmo que a configuração geral esteja desativada, você pode selecionar o envio da mensagem apenas para um caso específico.

E-mail de cancelamento de cobrança

Este e-mail é enviado ao cliente quando alguma cobrança avulsa, gerada por assinatura ou parcela de carnê é cancelada por você.

O envio também pode ser cancelado ou ativado de duas formas: para todos os clientes pelo menu Configurações -> E-mails ou a cada cobrança no momento do cancelamento.

E-mail de cancelamento de assinatura

E-mail enviado ao cliente sempre que uma assinatura é cancelada por você.

O cancelamento também pode ser feito das duas maneiras explicadas acima.

E-mail de cancelamento de carnê

O e-mail é enviado ao cliente quando há o cancelamento de todo o carnê.

Os procedimentos de cancelamento são os mesmo.

E-mails: configuracao

 

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