Abra sua conta grátis Carregando

Como podemos ajudar você?

Faça uma pergunta ou busque por palavra-chave

cURL error 60 ou cURL error 77, como resolver?

23/03/2018

Os erros cURL error 60 e cURL error 77 são comuns quando da utilização da linguagem PHP e não são da API Gerencianet, mas relacionados à componentes de seu servidor. Fique tranquilo, é bem simples de resolver, confira:

cURL error 60

Este erro está relacionado ao cURL configurado em seu servidor (ou computador) estar exigindo um certificado (https/ssl) local. Geralmente ocorre em servidores Windows ou plataforma Wamp Server, por exemplo. Este erro também pode ser apresentado como CURLE_SSL_CACERT (60) – Peer certificate cannot be authenticated with known CA certificates.

Para resolver, vamos configurar para que seu servidor tenha um certificado para testes:

  1. Faça o download do arquivo cacert.pem em https://curl.haxx.se/ca/cacert.pem e salve-o em qualquer lugar do seu sistema, de preferência na pasta do servidor (C:\Wamp, caso esteja utilizando-o);

    .

  2. Abra seu arquivo de configuração do PHP (arquivo php.ini). Para o WampServer, normalmente este arquivo está localizado em C:\wamp\bin\php\phpX.Y.Z, onde X.Y.Z é a versão do seu PHP) e faça a alteração a seguir:
  3. .

    Procure pela linha abaixo:

    ;curl.cainfo =

    .

    Mude para:

    curl.cainfo = "C:\caminho\onde\voce\salvou\seu\certificado\cacert.pem"

    .

  4. Reinicie seu servidor Apache e teste novamente.
  5. .

Lembrando que estas configurações foram necessárias porque seu servidor está exigindo um certificado local (erro: URL error: 60 - SSL certificate problem: unable to get local issuer certificate) e sua máquina/servidor não possui.

cURL error 77

Esse erro está associado ao caminho do certificado que está definido de forma incorreta no arquivo php.ini.

Atualmente, deve estar assim:

curl.cainfo = "C:\xampp\php\cacert.pem"

.

Deverá alterar e de forma que fique assim:

curl.cainfo = "C:\xampp\php\cacert.pem.txt"

.

Adicionalmente, caso o método acima não solucione, outra possível solução está relacionada a referência do certificado. Ele pode até já estar instalado local em sua máquina, mas os certificados podem estar localizados em /etc/ssl/certs/ca-certificates.crt ao invés de /etc/pki/tls/certs/ca-bundle.crt. Neste caso, bastaria definir a variável de ambiente CURL_CA_BUNDLE para o caminho correto.

Conseguimos responder sua dúvida?

Compartilhe

Caso você seja um cliente Gerencianet ou efetuou um pagamento por meio do nosso serviço e precisa de atendimento, crie um ticket de suporte.