Abrir conta digital grátis Carregando

Como podemos ajudar você?

Faça uma pergunta ou busque por palavra-chave

Como gerar o certificado para usar a API Pix?

05/03/2021 (atualizado em 21/06/2022)
A versão pode ser identificada ao lado da imagem do logotipo da Gerencianet, exibido no topo esquerdo da página do sistema.

A Gerencianet disponibilizou, na plataforma web, o menu Meus certificados. Por lá, é possível gerar o seu próprio certificado .p12 diretamente da sua conta digital e gerenciar os escopos em sua aplicação referente à API Pix.

A obrigatoriedade no uso deste certificado se dá por definição do Banco Central, que regulamenta a implementação de APIs padrão para PSPs.

Para gerar um novo certificado, siga o passo a passo abaixo:

  • acesse a sua conta digital por meio da plataforma web da Gerencianet;
  • na tela principal da plataforma, clique em API;
  • no menu lateral, clique em Meus certificados;
  • escolha o ambiente para o qual você deseja gerar o certificado (Produção ou Homologação);
  • clique no botão Criar novo certificado e insira um nome para identificá-lo;
  • clique em Criar certificado;
  • insira sua Assinatura Eletrônica para confirmar a alteração.

Pronto, certificado criado com sucesso!

Após a criação, a plataforma irá apresentar uma mensagem na tela, solicitando o download do certificado. O armazenamento do certificado é de responsabilidade do usuário.

Essa é, inclusive, a única oportunidade de baixar o certificado, portanto clique no botão Baixar certificado”.

Caso o download não seja feito no momento da geração do certificado, um novo certificado pode ser gerado, se necessário.

A Gerencianet disponibilizou, na plataforma web, o menu Meus Certificados. Por lá, é possível gerar o seu próprio certificado .p12 diretamente da sua conta digital e gerenciar os escopos em sua aplicação referente à API Pix.

A obrigatoriedade no uso deste certificado se dá por definição do Banco Central, que regulamenta a implementação de APIs padrão para PSPs.

Para gerar um novo certificado, siga o passo a passo abaixo:
  • Acesse a sua conta digital por meio da plataforma web da Gerencianet
  • Na tela principal da plataforma, clique em API;
  • No menu lateral, clique em Meus Certificados;
  • Escolha o ambiente para o qual você deseja gerar o certificado (Produção ou Homologação);
  • Clique no botão Novo Certificado e insira um nome para identificá-lo;
  • Clique em Gerar Certificado;
  • Insira sua Assinatura Eletrônica para confirmar a alteração.

Pronto, certificado criado com sucesso!

Após a criação, a plataforma irá apresentar uma mensagem na tela, solicitando o download do certificado. O armazenamento do certificado é de responsabilidade do usuário.

Essa é, inclusive, a única oportunidade de baixar o certificado, portanto clique no botão Baixar Certificado”.

Caso o download não seja feito no momento da geração do certificado, um novo certificado deve ser gerado, se necessário.

Conseguimos responder sua dúvida?

Compartilhe

Caso você seja um cliente Gerencianet ou efetuou um pagamento por meio do nosso serviço e precisa de atendimento, crie um ticket de suporte.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK