Abra sua conta grátis Carregando

Como podemos ajudar você?

Faça uma pergunta ou busque por palavra-chave

Como cobrar juros e multas nos boletos e carnês?

30/07/2015 (atualizado em 01/10/2019)

Para cobrar juros e multas em seus boletos e carnês, é necessário alterar a configuração de emissão:

  1. Acesse a sua conta por meio do portal web da Gerencianet.
  2. Vá até o menu Cobranças -> Configurações;
  3. Escolha a aba Boletos e Carnês;
  4. Em “Juros e Multas”, clique no botão “Ativar” para a opção Juros ou opção Multa;
  5. Informe o valor dos juros. Pela indicação do Código de Defesa do Consumidor, use um valor máximo de 0,033% para cobrança de juros, e 2% para cobrança de multa. Um valor maior só poderá ser utilizado caso esteja estabelecido em contrato;
  6. Informe o valor da multa. A multa só pode ser informada em porcentagem e não superior a 2%. Um valor maior só pode ser utilizado caso esteja estabelecido em contrato;
  7. Clique no botão Salvar Configurações.

A configuração será válida para as cobranças emitidas após o procedimento. Desta forma, quando seu cliente gerar a segunda via após a data de vencimento, o boleto ou lâmina de carnê terá o novo valor.

Nova call to action

Como meu cliente gera a segunda via?

Seu cliente pode ter acesso à nova cobrança pela Área do Pagador e não precisará se cadastrar no sistema. Somente será necessário informar o número do documento, CPF ou CNPJ do sacado e linha digitável.

Importante! O boleto registrado, que é emitido pela Gerencianet, pode ser pago mesmo após a data de vencimento em qualquer banco ou instituição bancária também com a inclusão de juros e multa, caso estejam ativos para a cobrança. Desta forma, não é necessária a emissão da 2ª via.

Conseguimos responder sua dúvida?

Compartilhe

Caso você seja um cliente Gerencianet ou efetuou um pagamento por meio do nosso serviço e precisa de atendimento, crie um ticket de suporte.