Como cobrar juros e multas nos boletos e carnês?

Veja como adicionar juros e multas nos boletos e carnês:

  1. Acesse o menu Configurações da seção Boletos e Carnês;
  2. Em Configuração de Juros e Multas, clique no botão Ativar para a opção Juros e/ou para a opção Multa;
  3. Informe o valor dos juros. Pela indicação do Código de Defesa do Consumidor, o valor máximo de juros cobrado por mês deve ser de 1%, ou 0,033% ao dia. Um valor maior só pode ser utilizado caso esteja estabelecido em contrato. Neste caso, o valor cobrado pode ser de até 10% ao mês, ou 0,33% ao dia.
  4. Informe o valor da multa. A multa só pode ser informada em porcentagem e não superior a 2%, valor definido pelo Código de Defesa do Consumidor. Caso previsto em contrato, o valor cobrado pode ser de até 10%.
  5. Após a realização dessas configurações, duas ou três das quatro linhas editáveis do boleto serão ocupadas com as informações sobre juros, multas e com instruções para que seu cliente acesse a segunda via. Portanto, você ainda terá uma ou duas linhas para acrescentar outra informação que achar necessário;
  6. Clique no botão Salvar Configurações. As alterações serão válidas para as próximas emissões.

Quando você configura essas opções, seu cliente consegue gerar a 2ª via de boletos diretamente pelo site, com valores já atualizados após a data de vencimento, sem se cadastrar no sistema.

Neste artigo, você confere os valores indicados pelo Código de Defesa do Consumidor para a cobrança de Juros e Multas.

Caso você seja um cliente Gerencianet ou efetuou um pagamento por meio do nosso serviço e precisa de suporte, clique neste botão e abra um ticket:

ABRIR TICKET DE SUPORTE