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Quais as boas práticas ao gerar uma cobrança?

23/01/2018 (atualizado em 22/04/2022)
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O momento do pagamento é fundamental para todo o processo de venda, pois se o cliente não sentir confiança, pode desistir e cancelar a compra. Por isso, alguns cuidados no momento da cobrança devem ser tomados para evitar qualquer problema.

Descrição Completa

Coloque o máximo de informações sobre a cobrança que está sendo realizada. Descrições como “plano x” ou “mensalidade x” podem gerar confusão. O ideal é ser bem específico, colocando detalhes da transação referente à cobrança realizada. Além disso, é importante conferir todas as informações para não haver erros. 

Comprovante de venda/prestação de serviço

É fundamental utilizar um documento para comprovar a venda ou a prestação de serviço. Isso é importante para resguardar você e seu cliente sobre a transação realizada. O documento mais indicado para isso é a Nota Fiscal, mas recibos e contratos também podem ser utilizados. Nesses dois casos, mais uma vez é importante detalhar bem o tipo de venda/serviço realizado e as condições do pagamento.

Personalização da cobrança

Sua marca e suas cores

É possível fazer a personalização da cobrança colocando a sua marca e as suas cores nos e-mails, boletos, carnês e telas de pagamento. Veja como fazer abaixo.
  1. se o acesso é pelo sistema web, clique em Configurações da conta (⚙) no menu superior; se pelo app, clique no seu nome e, em seguida, Configurações da conta;
  2. em seguida, acesse Configurações de cobranças” e selecione Comunicação”;
  3. selecione a marca e a cor que serão utilizadas, além das suas observações;
  4. clique no botão Salvar configurações”.

Juros e multa

Configure os juros e multa que serão aplicados quando seu cliente realizar o pagamento atrasado (após a data de vencimento) dos seus boletos ou folhas de carnê.
  1. se o acesso é pelo sistema web, clique em Configurações da conta (⚙) no menu superior. Se pelo app mobile, clique no seu nome e, em seguida, Configurações da conta”.
  2. acesse o menu Configurações de cobranças” e, em seguida, selecione Boletos bancários e carnês;
  3. ative as opções de Juros e Multa e defina os valores a serem cobrados;
  4. clique no botão Salvar configurações”.
Use valor máximo de 0,033% para cobrança de juros, e 2% para cobrança de multa. Um valor maior só poderá ser utilizado caso esteja estabelecido em contrato, neste caso, respeitando o máximo 0,33% de juros e 10% de multa

Texto para a fatura do Cartão

Se você emite cobranças online, é possível definir um texto para a fatura de cartão de crédito de seu cliente. Essa personalização permite que você coloque um texto com o nome da sua empresa que aparecerá na fatura do seu cliente. Assim, ele identifica a cobrança com mais facilidade e não irá cancelar o pagamento.
Você pode inserir um nome com até 10 caracteres que tenha relação com o seu negócio. A solicitação passa por uma análise antes de ser concluída em até 1 dia útil. O texto aparecerá da seguinte forma:  GERENCIANET * SEU_TEXTO
Veja como definir seu “Texto para a fatura do Cartão”:
  1. se o acesso é pelo sistema web, clique em Configurações da conta (⚙) no menu superior. Se pelo app mobile, clique no seu nome e, em seguida, Configurações da conta”;
  2. acesse o menu Configurações de cobranças” e, em seguida, selecione Cartão de crédito”.
  3. informe o texto pretendido no campo Texto para a fatura do Cartão”;
  4. clique no botão Enviar solicitação”.

Campo observações

Sempre que for necessário passar outra informação para seu cliente, utilize o campo de observação no momento da emissão da cobrança. A mensagem será utilizada apenas na própria cobrança.
Se você sempre envia mensagem de orientação ou informação padrão em todas as cobranças, utilize o texto padrão, disponível nas Configurações da conta, em Configurações de cobranças” → Comunicação”.
Nos dois casos,  são disponibilizadas até quatro linhas de texto, com 100 caracteres cada.

Desconto Condicional

O desconto condicional é uma forma de incentivar o pagamento em dia ou antecipado. Ele pode ser oferecido para o cliente caso ele faça o pagamento até uma data definida por você, que pode ser igual ou inferior à data de vencimento. Por exemplo, se uma cobrança vence no dia 10, você pode oferecer desconto caso seja paga até o dia 10 ou até o dia 5. 
Este desconto está disponível para as cobranças únicas, em lote ou emitidas via API nas seguintes modalidades: boletos, carnês, link de pagamento e assinaturas. Nas modalidades de link de pagamento e assinaturas, só é possível oferecer o desconto condicional para as cobranças emitidas por boleto bancário.
A configuração é feita no menu principal em Receber Emitir cobranças”. Para saber mais, acesse essa FAQ.

O momento do pagamento é fundamental para todo o processo de venda, pois se o cliente não sentir confiança, pode desistir e cancelar a compra. Por isso, alguns cuidados no momento da cobrança devem ser tomados para evitar qualquer problema:

Descrição Completa

Coloque o máximo de informações sobre a cobrança que está sendo realizada. Descrições como “plano x” ou “mensalidade x” podem gerar confusão. O ideal é ser bem específico, colocando detalhes da transação referente à cobrança realizada. Além disso, é importante conferir todas as informações para não haver erros. São disponibilizados até 79 caracteres para que a descrição do que está sendo cobrado.

Comprovante de venda/prestação de serviço

É fundamental utilizar um documento para comprovar a venda ou a prestação de serviço. Isso é importante para resguardar você e seu cliente sobre a transação realizada. O documento mais indicado para isso é a Nota Fiscal, mas recibos e contratos também podem ser utilizados. Nesses dois casos, mais uma vez é importante detalhar bem o tipo de venda/serviço realizado e as condições do pagamento.

Personalização da cobrança

Sua Marca e Suas Cores

É possível fazer a personalização da cobrança colocando a sua marca e as suas cores nos e-mails, boletos, carnês e telas de pagamento. Veja como fazer:

  1. Acesse o menu Cobranças -> Configurações, aba “Comunicação”;
  2. Faça o upload da imagem que deseja utilizar;
  3. Selecione a cor que será utilizada nas telas que seu cliente terá acesso;
  4. Clique no botão “Salvar Configurações”.

Juros e Multa

Configure os Juros e Multa que serão aplicados quando seu cliente realizar o pagamento atrasado (após a data de vencimento) dos seus boletos ou folhas de carnê:

  • Acesse o menu Cobranças -> Configurações, aba “Boletos Bancários e Carnês”;
  • Ative as opções de Juros e Multa e defina os valores a serem cobrados;
  • Clique no botão Salvar Configurações.

Use valor máximo de 0,033% para cobrança de juros, e 2% para cobrança de multa. Um valor maior só poderá ser utilizado caso esteja estabelecido em contrato.

Texto para a fatura do Cartão

Se você emite cobranças online, é possível definir um texto para a fatura de cartão de crédito de seu cliente. Essa personalização permite que você coloque um texto com o nome da sua empresa que aparecerá na fatura do seu cliente. Assim, ele identifica a cobrança com mais facilidade e não irá cancelar o pagamento.

Você pode inserir um nome com até 10 caracteres que tenha relação com o seu negócio. A solicitação passa por uma análise antes de ser concluída em até 1 dia útil. O texto aparecerá da seguinte forma:  GERENCIANET * SEU_TEXTO

Veja como definir seu “Texto para a fatura do Cartão”:

  1. Acesse o menu Cobranças -> Configurações, aba “Cartão de Crédito”;
  2. Informe o texto pretendido no campo “Texto para a fatura do Cartão”;
  3. Clique no botão “Enviar solicitação”.

Campo observações

Sempre que necessário passar outra informação para seu cliente, utilize o campo de observação no momento da emissão da cobrança. A mensagem será utilizada apenas na própria cobrança.

Se você sempre envia mensagem de orientação ou informação padrão em todas as cobranças, utilize o texto padrão, disponível no menu Cobranças -> Configurações, aba “Comunicação”.

Nos dois casos,  são disponibilizados até quatro linhas de texto, com 100 caracteres cada.

Desconto Condicional

O desconto condicional é uma forma de incentivar o pagamento em dia ou antecipado. Ele pode ser oferecido para o cliente que faça o pagamento até uma data definida por você, que pode ser igual ou inferior à data de vencimento. Por exemplo, se uma cobrança vence no dia 10, você pode oferecer desconto caso seja paga até o dia 10 ou até o dia 5. 

Este desconto está disponível para as cobranças únicas, em lote ou emitidas via API nas seguintes modalidades: boletos, carnês, link de pagamento e assinaturas. Nas modalidades de link de pagamento e assinaturas, só é possível oferecer o desconto condicional para as cobranças emitidas por boleto bancário.

A configuração é feita no menu Cobranças -> Emitir Cobranças. Para saber mais, leia esta FAQ. 

 

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