Finanças e Gestão

Mercado contábil: 6 dicas para se manter atualizado

Criado em 11 de dez. de 2017

(Atualizado em 7 de fev. de 2022)

Manter-se atualizado com o mercado contábil não é uma tarefa fácil. A todo o momento, novas atualizações estão surgindo e regras mudam ou deixam de existir.

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) realiza alterações constantemente por meio de suas publicações, e o profissional de contabilidade deve se manter atento. Quando pensamos no dono de um escritório de contabilidade, essa dificuldade aumenta. Afinal, além das habilidades contábeis, se espera também competências em gestão.

Neste post, reunimos algumas dicas para que você possa se manter atento às novidades do mercado contábil da melhor forma. Boa leitura!

A importância da atualização no mercado contábil

Em qualquer profissão, quem espera atingir o sucesso e prestar um serviço de qualidade para os seus clientes, precisa se manter atualizado com as mudanças ocorridas em sua área.

Imagine ser atendido por um vendedor que não conhece os produtos que vende ou ir a um médico que desconhece remédios ou os tratamentos da medicina moderna. Provavelmente, você não teria confiança no trabalho desenvolvido por eles, não é mesmo?

Com o contador funciona da mesma maneira, ainda mais em nosso país, que possui uma situação fiscal complexa. Isso é necessário para que nem você, nem seus clientes, acabem por receber penalizações por não se enquadrarem nas estruturas exigidas por lei.

Portanto, preparamos essas 6 dicas para que não deixe de estar atualizado com o mercado contábil. Confira e aprenda.

Como Ter uma Gestão Perfeita em um Negócio de Contabilidade

1. Busque por capacitação

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) mantém um Programa de Educação Continuada com uma página web de desenvolvimento profissional. Neste espaço, os contadores podem ter acesso a cursos e seminários que visam atualizar e capacitar os profissionais para lidar com normas e legislações.

Esses eventos são realizados pelos Conselhos Regionais de Contabilidade que, muitas vezes, mantêm parcerias com universidades e outras entidades de ensino.

A realização de outros tipos de cursos também é válida para a atualização do contador. Formações em administração e tecnologia, por exemplo, podem auxiliar o profissional em sua rotina.

mercado-contábil

2. Participe de fóruns e redes sociais

O Google+ e o Linkedin são exemplos de redes sociais muito utilizadas para a criação de grupos de discussão profissionais. Entre eles, é claro, pode-se encontrar discussões do mercado contábil. Outras redes sociais também podem ser usadas para o mesmo fim.

Os fóruns — páginas criadas exclusivamente para a discussão de temas específicos — também são ótimos para as discussões.

Um dos mais conhecidos é o Contábeis, um portal sobre notícias de contabilidade que mantém um fórum acoplado. Para participar das mais diversas discussões sobre o tema, basta que você crie uma conta no site. Ao fazer isso, você também poderá criar seus próprios tópicos com suas dúvidas ou assuntos para discussão.

Mercado Contábil

3. Faça networking

Estabelecer um bom relacionamento com outros profissionais da área é capaz de gerar muitas vantagens para o contador. Entre elas, a possibilidade de se manter atualizado e poder verificar como os colegas de profissão lidam com certas mudanças no momento em que elas ocorrem.

Para criar um bom networking você pode colocar em prática os itens 1 e 2, já que encontrará muitos outros profissionais que, assim como você, estão buscando conhecimentos. Além disso, ainda pode participar de eventos sobre contabilidade, como os encontros regionais ou nacionais.

mercado-contábil

4. Aprenda outros idiomas

Com a vinda de diversas multinacionais para o Brasil e a chegada cada vez mais comum de investidores estrangeiros, é preciso manter-se atualizado. Portanto, é necessário saber como a contabilidade é realizada no mundo.

Por isso, os órgãos brasileiros, como o CPC, trabalham para a convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais, possibilitando aos investidores estrangeiros uma compreensão maior de nossas demonstrações.

Mas, para que você e sua empresa possam tirar proveito dessa evolução, é necessário que tenha condições de se comunicar com esses potenciais clientes. É interessante ao contador falar mais de uma língua. Existem diversos cursos online nos quais se pode atingir a fluência sem investir muitos recursos financeiros.

Assim como pensar nos futuros clientes, é preciso estar atento também às tendências ao redor do mundo. Ainda mais pelo fato de que a contabilidade está se tornando global. Nesse contexto, o que aparece de novo em outros países pode ser adotado como um padrão internacional. Dessa maneira, isso pode acabar sendo adotado aqui no Brasil.

mercado-contábil

5. Fique atento à legislação

Essa pode ser a dica mais básica de todas, e você, com certeza, ouviu falar dela muitas vezes. Durante a sua formação, você pode ter ouvido que a legislação tributária no Brasil é complexa.

Repetir, no entanto, nunca é demais. Por isso, vamos falar para você mais uma vez que é necessário ficar de olho nas mudanças que ocorrem nos princípios contábeis. Isso envolve normas e resoluções do CPC, pronunciamentos contábeis do comitê, além de legislação previdenciária, societária e tributária.

mercado-contábil

6. Use a tecnologia a seu favor

Depois das cinco primeiras dicas, podemos notar que a vida de um contador não é nada fácil. Portanto se manter atualizado é mesmo uma tarefa pesada. Você pode estar pensando que não terá tempo de seguir todas elas, ainda mais se você for o dono de um escritório de contabilidade, que precisa assumir mais uma dúzia de responsabilidades.

Nesse caso, saiba que a tecnologia tem muito para oferecer. Atualmente, já existem boas soluções para obter um ganho significativo em produtividade e agilidade, angariando um tempo extra para dedicar a outras atividades como a atualização.

A evolução tecnológica trouxe inúmeros benefícios para outros nichos de negócio, inclusive no mercado contábil. Utilizar ferramentas de gestão e integração em seu escritório pode ser um diferencial para os seus clientes.

Além disso, o uso de soluções digitais está cada vez mais presente na vida dos contadores por meio de emissão de notas fiscais, envio de declarações, apuração de tributos, registros de diários e demonstrações feitos por meios eletrônicos.

A automatização das formas de pagamento e o surgimento de diversas ferramentas que funcionam como facilitadores dessa rotina são boas opções para simplificar suas cobranças. Ficar de olho nesse tipo de tecnologia também é uma ótima dica para seu escritório se destacar!

Mercado Contábil

Então, se você tem alguma dúvida ou sugestão de dica que não tenha sido abordada neste artigo sobre a tecnologia e o mercado contábil, deixe um comentário nas nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.