Boletos e carnês

Como calcular juros e multas para colocar no boleto?

Criado em 26 de jun. de 2018

(Atualizado em 2 de ago. de 2023)

O boleto bancário é um dos métodos de pagamento mais usados no Brasil. Por ser um título de cobrança, o boleto tem um prazo determinado para ser pago. Caso não ocorra o pagamento, é necessário calcular juros e multas para acrescentar ao valor total.

Logo, é importante que tanto a empresa quanto o consumidor saibam informações sobre os valores que podem ser inseridos, a fim de que as cobranças dos inadimplentes sejam realizadas da maneira correta.

No entanto, os maiores geradores de dúvidas são justamente os juros e as multas. Por isso, separamos alguns tópicos neste artigo para esclarecer melhor sobre como calculá-los. Confira!

Em quais momentos é preciso fazer a atualização dos valores?

Calcular juros e multas - atualize seu boleto no banco emissor

Com a nova plataforma de cobrança da Febraban, é possível pagar os boletos em qualquer lugar, mesmo após o vencimento. Porém, ainda há cobranças não registradas no mercado que necessitam da atualização de valores.

Neste caso, é necessário verificar as informações contidas no boleto. Geralmente, o documento contém dados que indicam se o pagamento, após o vencimento, pode ser feito somente nos bancos ou em outros locais.

Vale ressaltar que a maior parte dos boletos de prestadores de serviços, como companhias de água, luz e telefone, podem ser pagos a qualquer momento, sem a necessidade de gerar um novo documento. A mesma situação acontece com as faturas do cartão de crédito. Na hora do pagamento, será feito o cálculo automático por atraso, incidindo assim os juros e multas sobre o valor.

Mas em alguns casos a atualização deve ser feita. Para isso, basta digitar “atualização de boleto + o nome do banco correspondente” em algum buscador. Na página da instituição é solicitado o código de barras do documento vencido. A partir dele, um novo boleto é gerado com os cálculos de juros e multas acrescidos ao valor do documento.

Novas regras: boleto registrado

Em 2017, com o boleto registrado, novas regras foram definidas quanto à emissão desse tipo de cobrança. Segundo as novas regras, não é preciso emitir um segundo documento com o valor atualizado. Isso porque as faturas passaram a ser registradas com CPF ou CNPJ, evitando problemas como a duplicação.

Consequentemente, o pagador pode ir, mesmo com o boleto vencido, até um posto de pagamento que os juros serão inseridos na hora. Mas, para isso, as informações precisam estar inseridas na cobrança.

Caso isso não ocorra, o valor da multa será cobrado em pagamentos subsequentes. Isso só acontece se assim for acordado com as emissoras do documento.

Essa medida foi criada com o intuito de facilitar o cotidiano tanto dos consumidores, que não precisam se preocupar com a emissão do novo documento, quanto das empresas, que podem receber os valores sem que para isso seja preciso confeccionar novos documentos. Na Efí Bank, os boletos são registrados e não precisam de atualização.

Guia definitivo para emitir boleto bancário

Quando os juros não podem ser cobrados?

Como calcular juros do boleto e as multas

Antes de falar sobre o momento em que os juros se tornam uma cobrança indevida, cabe ressaltar as obrigações. E elas valem tanto para as empresas quanto para os consumidores, em relação ao pagamento de boletos.

A fatura, por exemplo, deve ser emitida com antecedência para que o portador possa efetuar o pagamento. É obrigação da companhia realizar a postagem em tempo hábil para que o portador possa efetuar o pagamento.

Caso o consumidor observe a demora, pode solicitar o envio do boleto, que pode ser feito via e-mail. Vale lembrar que o solicitante deve guardar o protocolo do pedido para o caso que virá a seguir. Se a empresa atrasar na emissão do documento ou a entrega não for feita, é vetada a cobrança de juros e multas sobre o documento.

O artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor prevê que diante da cobrança de multas e juros indevidos, o consumidor terá o direito ao ressarcimento do dobro do valor pago indevidamente à empresa em questão.

No entanto, é fundamental destacar que o princípio da boa-fé solicita que diante do atraso da entrega do documento o pagador solicite uma nova via. Isso evita a inserção do nome em órgãos que restringem o crédito por inadimplência, como SPC e Serasa.

Qual o limite de valores a serem pagos na rede bancária?

De acordo com o Conselho Monetário Nacional (CMN), os boletos acima de R$10 mil não podem ser pagos em espécie em agências bancárias. A nova regra prevê que os valores abaixo desse montante podem ser pagos sem qualquer empecilho em todas as redes.

Existe a possibilidade de negociação de valores e prazos dos boletos?

Calcular juros e multa: quando cobrar

Se os boletos estiverem vencidos, a pessoa pode negociar com os emissores da fatura. Os valores e prazos para que o pagamento seja efetuado serão acordados entre as partes, evitando assim a inadimplência. Nesse caso, o emissor pode parcelar ou cancelar o serviço temporariamente, a fim de que o devedor tenha como realizar o pagamento de suas dívidas.

É importante lembrar que essa negociação deve ser feita por escrito, garantindo os direitos e deveres de ambas as partes. Se o atraso for um engano ou exceção, é comum que as instituições financeiras permitam o pagamento sem juros ou multa. Porém essa situação precisa ser acordada entre as partes.

Os boletos ainda podem ser pagos por diferentes meios, desde desconto direto na conta-corrente ou poupança do devedor até cartão de crédito — nesse último caso, também é cobrada uma tarifa.

Tecnologia como suporte

A tecnologia tem tornado cada vez mais comum o uso de aplicativos, bem como SMS e e-mail, para ajudar a evitar os atrasos.

Geralmente, alertas são emitidos em diferentes espaços de tempo para lembrar a data de vencimento da cobrança. Essas ferramentas evitam que o pagador arque com multas e juros e que o emissor não deixe de receber o valor. A ideia é diminuir os índices de não pagamentos e trazer comodidade para ambas as partes.

Como calcular juros do boleto e as multas?

Existe uma série de regras que precisam ser seguidas para calcular juros e multa. Por isso, é importante atenção para realizar a tarefa corretamente. Isso evita infringência de regras, por exemplo, do Código de Defesa do Consumidor, que pode levar a processos judiciais. Confira os tópicos a seguir para saber mais!

Calculando as multas por atraso

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor brasileiro, o valor máximo da multa cobrada por uma conta em atraso é de 2% do valor total do boleto. Essa multa é cobrada uma única vez para cada título. Isso ocorre diferentemente dos juros, que variam de acordo com a quantidade de dias atrasados.

Se o valor do boleto é de 100 reais, por exemplo, a multa pode chegar a, no máximo, 2 reais (100 x 0,02). Caso haja um contrato firmado entre as partes, a multa pode chegar em até 10%.

Definindo os juros moratórios

Os juros por atraso são de 1% pro rata (o que corresponde a 0,033% ao dia). Isso quer dizer que, a cada 30 dias ou um mês, soma-se, no máximo, 1% do valor total do boleto ao que deveria ser pago a princípio. Esse valor é acrescido proporcionalmente ao número de dias em atraso. Também em casos definidos em contrato assinado pelas duas partes, a cobrança de juros pode ser um pouco maior. Geralmente o valor é de 0,33% ao dia, o que equivale a quase 10% ao mês.

Na prática, calcular juros é bem simples. Um fator que torna o cálculo trabalhoso é a quantidade de boletos gerados por sua empresa. Por isso, vale a pena conferir quais são as alternativas existentes para a emissão desses títulos, principalmente para quem está apenas começando.

Emitindo a cobrança em uma Instituição de Pagamento, como a Efí Bank, você pode indicar os valores de juros e multas na configuração. Depois disso, os valores são acrescentados automaticamente em cada cobrança.

Adotando boletos em sua empresa

São muitas pessoas que preferem os boletos a qualquer outra forma de pagamento, porque é prático, rápido e extremamente seguro.

Hoje, com os recursos proporcionados pelos meios eletrônicos, o dia a dia, tanto da empresa quanto dos clientes, é bastante facilitado. Isso sem contar que, com esse método de pagamento, você garante o recebimento de multas e juros por atraso, já que tudo será automaticamente cobrado na hora da quitação.

Se você está em dúvidas entre diferentes meios de pagamento, como boletos e carnês, lembre-se de que é importante diversificar ao máximo as opções. Assim você consegue atrair e fidelizar mais clientes para seu negócio — e é então que entram os boletos bancários.

Por isso, é essencial investir em um sistema que gerencie a emissão desses títulos, auxiliando também na cobrança de clientes inadimplentes e no controle das transações, realizando o ato de calcular juros do boleto e as multas.

Na Efí Bank você pode fazer isso e muito mais! Centralize sua gestão de cobranças em um sistema 100% gratuito e transforme as tarefas diárias em um momento de agilidade.

  • Tenha acesso ilimitado à Efí Pay — nosso ecossistema de meios de pagamento.
  • Emita cobranças grátis pela conta ou por APIs e só pague pelos recebimentos.
  • Monitore as cobranças pendentes, recebidas e inadimplentes.
  • Adicione usuários secundários com diferentes níveis de acesso.
  • Solicite o cartão de débito PJ com benefícios Visa Platinum.
  • Faça transferências, depósitos, saques e muito mais.

Ainda não tem CNPJ? Seja Efí Pro e comece a vender!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.